Cocólatras: tremei!

Cocólatras… tremei!!!
A semana começou polêmica com a manchete “Coca-Cola no Brasil tem 66 vezes mais chances de causar câncer”. E muita gente me perguntou sobre isso. Então, aí vai a explicação!

A Coca-Cola utiliza um sub produto do corante caramelo chamado 4-MI (4 – methylimidazole). Essa substância foi relacionada como causadora de câncer após estudo feito pelo Centro de Toxicologia dos EUA. Os resultados mostraram que a substância tinha relação com surgimento de câncer de pulmão, de tireóide e leucemia em ratos. A partir dessa pesquisa o CSPI – Center for Science in the Public Interest (em uma tradução literal, centro de ciência no interesse público) – enviou uma carta ao FDA (órgão que regula alimentos e bebidas nos EUA) cobrando alguma atitude. E após plebiscito na Califórnia, este estado foi o primeiro a conseguir que a Coca-Cola reduzisse os níveis de 4-MI. O proposto é que todos os alimentos e bebidas que contem mais de 30 microgramas de 4-MI devem ter um alerta no rótulo, indicando o risco e a presença de uma substância cancerígena.


A Coca-Cola iniciou a redução do 4-MI e prometeu fazer modificações em âmbitos mundiais, porém não deu prazo para tal. Essa carta foi enviada ao FDA em fevereiro de 2011. O CPSI divulgou nessa semana uma pesquisa sobre os níveis de 4-MI em várias Cocas do mundo.


No Brasil cada lata tem 260 microgramas de 4-MI, enquanto a Califórnia permite, no máximo, 30 microgramas! O campeão de 4-MI! O único abaixo das expectativas é a Califórnia. E aí me gerou uma curiosidade… será que a cor ou o sabor da Coca-Cola na Califórnia é diferente? (não sei se vocês já notaram, mas a Coca-Cola varia muito o sabor de acordo com as cidades e países!).
A Coca-Cola divulgou uma nota dizendo que está estudando a logística para modificação desses corantes em todo mundo – sob pressão do CSPI. A FDA está analisando um pedido do CSPI para proibir alimentos e bebidas que contenham 4-MI em excesso. Em contrapartida o FDA alega que vai analisar o requerimento, mas não vê riscos imediatos a população.
De qualquer forma, mais uma polêmica que mostra que de saudável a Coca-Cola não tem nada. Logicamente não vamos abdicar dessa bebida deliciosa. Mas devemos aprender que ela é para fins de semana ou eventos especiais. O que mata a nossa sede é água, e não Coca-Cola!

Olho aberto, e qualquer nova notícia, o blog avisa vocês!

Abraços!

Até a próxima!
Marina
Obs: o CSPI é um orgão de fins não lucrativos que tem como missão a realização de programas inovadores em nutrição e segurança alimentar. É super interessante! A página do CSPI é http://www.cspinet.org/index.html e da notícia no CSPI é http://www.cspinet.org/new/201206261.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s