Receita do batata: Missoshiro

O friozinho chegou e nada como uma boa sopa pra esquentar. Eu sou completamente viciada na culinária oriental e AMO missoshiro (aquela sopinha servida nos restaurantes japoneses). Ela servida bem quentinha alimenta e é gostosa. 

A sopa de missô (ou missoshiro) é feita com a pasta de missô  – que é facilmente encontrada em supermercados e lojas especializadas de culinária japonesa. O missô é super saudável pois é feito a partir da soja – um alimento muito completo e importante. Esa sopa é desintoxicante e é uma ótima fonte de vitamina B12, sem falar na qualidade da proteína da soja.

As receitas tradicionais levam o Hondashi, que é um tempero pronto de peixe. Eu não uso, pois é cheio de sódio e glutamato monossódico (um realçador de sabor nada saudável). Prefiro preparar o caldo de peixe – dá um pouco mais de trabalho, mas fica mais saudável.

Aí vai a receita para 1 porção

Ingredientes:

1 colher de sopa de missô
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de caldo de peixe
Cebolinha francesa a gosto
cubinhos de tofu

Modo de fazer:

Colocar a água e o caldo de peixe para ferver. Assim que ferver, abaixe o fogo e acrescente o missô, misturando até dissolver. Adicione a cebolinha e o tofu e desligue o fogo. Sirva quentinho.

Observação: o caldo de peixe é feito com água, cascas de cebola, pedaços de cenoura, dentes de alho. Coloque para ferver e adicione cascas de camarão ou aparas de peixe durante 10 minutos. Se quiser usar o hondashi, use 1/2 envelope assim que misturar o missô na água. Se quiser incrementar, adicione macarrão noodle ou bifum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s