Dieta da Sonda Nasoentérica, pode?

Quando a gente acha que a indústria da dieta não tem mais nada para inventar, ela volta e nos prega uma peça maior ainda. E o pior, a mídia ajuda a divulgar.

Sonda Nasoentérica

Vocês não acreditam no meu carão quando vi, as 8h da manhã, um chamado do Bom Dia Brasil para “a nova dieta das noivas”. Até ai tudo bem, noiva é tudo doida pra perder peso e acabam fazendo algumas estripulias. O problema é que a nova estripulia envolvia a passagem de uma sonda nasoentérica para alimentação via tubo. Choquei. E me recusei a assistir a reportagem.

Posicionamento gástrico da SNE

Os que não são da área da saúde vão se perguntar: mas o que é sonda nasoentérica? Bom, deixa eu explicar pra vocês. A sonda nasoentérica (ou para os íntimos, a SNE) é um tubo artificial que é introduzido em pacientes hospitalares através do nariz (dai vem o naso) até o estômago ou intestino, dependendo da necessidade do paciente. Ela é fininha e diferente da sonda nasogástrica (que passa pelo nariz e é posicionada no estômago). A passagem da SNE é realizada em pacientes com dificuldade de alimentação, seja porque não tem apetite, ou porque tem disfagia (que é uma dificuldade de deglutição) ou por qualquer outro motivo clínico que se julgue necessário a passagem da mesma. Eu trabalho em hospital, e vejo o sofrimento de muitos destes pacientes que tem que passar por este procedimento, e por isto tentamos de várias maneiras evitar o uso da SNE: ela é a penúltima opção em caso de desnutrição (perdendo somente para a dieta parenteral que é pela corrente sanguínea – e o dia que usarem isso como dieta para controle de peso podem me internar porque não quero viver nesse mundo).

Passagem de SNE voluntária – Imagem: Bom dia Brasil – Globo

Dai eu me pergunto: qual é a vantagem em passar por um procedimento desconfortável e desnecessário voluntariamente? Para que esta dieta da sonda funcione é administrado uma mistura de água, proteínas e gordura (não sei quais e nem quanto, não me perguntem), e que a pessoa fique sem comer neste período, só para perder peso. Onde entra a reeducação alimentar? A alimentação saudável? E mais do que isso, onde fica o prazer? Afinal comemos sim para atingir nossas necessidades calóricas, mas a alimentação envolve outros processos importantíssimos no organismo humano, sendo um deles a sensação de prazer e bem estar que a comida nos propõe. E temos que saber lidar com isso, de uma maneira controlada.

Voltando a “nova dieta”, ela custa cerca de R$2700,00 (juro, dá pra pagar um bom nutricionista, comer, pagar academia e ser feliz) e dura 10 dias. A promessa é de perder 10kg. Efeitos colaterais? Constipação, mau hálito, náuseas, desconfortos gastrointestinais e problemas renais. “Ah, mas você nem precisa internar no hospital para fazer essa dieta, posso viver normalmente com uma SNE.” Pode, e vai ficar linda desfilando na rua com uma sondinha saindo do nariz. A SNE não é “só passar e pronto”. Ela exige um enorme cuidado com higienização (limpar com água após cada administração da dieta) e também com o preparo do que será administrado, pois se as mãos que preparam os alimentos estão sujas e contaminadas, nós já imaginamos o que pode acontecer.

Essa ai é você gatinha andando de SNE por ai

Queridos leitores, peço portanto que, novamente, não acreditem em tudo o que vêem (ou leem). Pode saber, se o processo não é natural (envolve medicamentos, sondas, cirurgias e outros métodos) pode desconfiar! E sempre, sempre procure seu médico, seu nutricionista, sua amiga enfermeira ou alguém da área da saúde, eles vão saber te indicar o que fazer.

Anúncios

Uma resposta em “Dieta da Sonda Nasoentérica, pode?

  1. até certo ponto concordo, mas o que me diz de quem, é vitima da sociedade gordofobica, desculpa, mas como falam reeducação alimentar, mas se a pessoa nao gosta de tal comida, quando fala-se dessa dieta ela é prav perder o peso nao pra manter o novo peso ai é outros 500, é uma pena ser um verdadeiro roubo o tratamento,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s