Todo ano é a mesma coisa! Começamos fazendo dieta. Seja como meta (emagrecer ou ser mais saudável), seja pro carnaval, seja para perder o excesso que ganhamos nas festividades de final de ano.
Esse ano o batata vai colocar metas para uma vida saudável (e consequentemente, para perda de peso!). Cada meta virá com dicas novas e super aplicáveis.
A primeira meta é retirar o excesso de sal da dieta. O sal além de aumentar a pressão arterial (causando hipertensão e outros problemas cardíacos) é responsável pela retenção de líquidos (alô celulite!) que sobrecarregam os rins e nos deixam inchados e inchadas!
Para preparar alimentos com baixo teor de sal, devemos investir nos temperos de uma forma geral. Por isso, aí vão algumas receitas de temperos que são fáceis de fazer – e bem gostosos!
1) Garam Masala
Apesar do nome diferente, essa mistura de especiarias originária da Índia é muito prática e gostosa. Pode ser usada para termperar carnes (principalmente suínos e aves).
2 colheres (sopa) de sementes de cominho
2 colheres (sopa) de sementes de coentro
2 colheres (sopa) de semente de cardamomo
2 colheres de sopa de pimenta preta
1 colher de chá de cravinho inteiro
1/2 colher de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada ralada
Adicione todos os temperos, exceto a canela e a noz moscada a uma frigideira. Torre em fogo médio por alguns minutos até que comece a perfumar o ambiente. Adicione todos os condimentos em um pilão/moedor/processador. Armazene em uma vasilha fechada.
2) Tempero chinês
Use para temperar carnes de caça
2 colheres (sopa) de semente de anis
2 colheres (sopa) de semente de erva doce
2 colheres (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de cravo
2 colheres (sopa) de pimenta do reino
Moa todos os temperos em um moedor de pimenta ou de especiarias.
3) Mistura de curry
Usado para temperar preparações com frango
8 colheres (sopa) de cominho em pó
7 colheres (sopa) de coentro em pó
2 colheres (sopa) de gengibre em pó
4 colheres (sopa) de açafrão em pó
02/01 colheres (sopa) de pimenta caiena
Misture todos os ingredientes e mantenha em uma vasilha fechada em local seco.
4) Mistura apimentada da Jamaica
Usado para temperar qualquer tipo de sopa, caldo ou carne
2 colheres (chá) de tomilho
1 colher (chá) de salsa seca
1 colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta do reino
1 colher (café) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de páprica
1 pitada de cominho
1 pitada de noz-moscada
2 colheres (chá) de açúcar refinado
Misture todos os ingredientes
5) Nova ‘Herbs de Provence’
Esse tempero pode ser usado para temperar qualquer preparação.
1 colher (sopa) de tomilho
1 colher (sopa) cerefólio
1 colher (sopa) de alecrim
1 colher (chá) de estragão
1 colher (chá) de manjerona
1 / 2 colher (chá) de orégano
1 / 2 colher (chá) de hortelã
Misture todos os ingredientes
Referências:
400 gramas – técnicas de cozinha
http://www.planetgreen.discovery.com
eu vi esse blog e achei muito legal e interessante… esses dias eu vi um blog que tinha uma bata frita e mais nada todos precisam ver: http://batainhasfritas.blogspot.com/
Verdade… menos sal. Vou entrar nessa também. "Que a paz esteja em seu coraçãoe a alegria nas suas atitudes. Que 2012 seja o ano das realizações." Rosangela Neri.
Ei Marininha!Adorei seu post, veio na hora certa! Minha cadela está com problemas cardíacos e preciso fazer comida sem sal pra ela.. ela não está gostando de nada que a gente faz mais.. Vou testar estas receitas de tempero e depois te conto o resultado. Quero entrar nesta meta também, amo sal e preciso reduzir a quantidade. Parabéns pela matéria!Beijos