Dia Mundial do Macarrão!

Hoje é o dia mundial do macarrão!

Não poderia deixar de falar desse prato que é o meu preferido. 

Afinal, qual a origem do macarrão?

O macarrão nasceu através de uma espécia de trigo chamada Triticum Durum. O homem pré histórico aprendeu a macerar os grãos do trigo em água – assim eles amaciavam e fermentavam – até que formasse a cerveja. Depois resolveu cozinhá-los em potes de argila, originando a polenta. Repentinamente misturou esse trigo macerado ao óleo, água e ovos, assavam e chamavam essa mistura de picea: a nossa pizza.

Dizem que o macarrão nasceu a partir da fritura de tiras cortadas das piceas: essas tiras fritas era jogadas sobre sopas borbulhantes, formando assim o macarrão. 

Porém essa é uma das versões. Alguns historiadores dizem que o macarrão é chinês e que Marco Polo o trouxe para a Itália. Outros dizem que o macarrão é na verdade de origem Árabe. 

O macarrão é um alimento semipronto valioso. É fácil de armazenar, cozinhar depressa, e pode ser encontrado em uma vasta gama de formas, tamanhos e sabores. O macarrão seco pode ser feito de diversos tipos de farinhas e grãos. Os de boa qualidade, de farinha de trigo, são, em geral, feitos com semolina de trigo durum. Muitos macarrões são aromatizados ou coloridos com espinafre, tomates ou tinta de lula.

(alguns tipo de macarrões – desculpem a foto, foi tirada de um livro!)

E olha a variedade de macarrão… pesquisei alguns tipos e vou escrever pra vocês os nomes: agnolotti, anelli, ave-maria, bassotti, bigoli, bozzoli, bucatini, calzone, canerdelli, cannelloni, cannolicchi, cannolo, cappelletti, cappellini d’angelo, casarreccia, casoncelli, castellane, cavatappi, chicocciole, conchiglie, conchigliette, crespoli, crespolini, cresti de gallo, ditali, ditalini, eliche, farfalle, farfallette, fedelini, festonati, fettuccine, fusilli, garganelli, gemelli, cnocchi, gorzetton, lasagne, linguini, lumache, lungo, maccheroni, malloredus, maltagliati ,manicotti, nastri, orechiette, paglia e fieno, panzoni, pappardelle.
UFA!

100 gramas de macarrão cozido tem 154 calorias. O macarrão deve ser cozido em água fervente SEM ÓLEO! Colocar óleo na água faz com que o macarrão seja envolvido com uma ‘película’ formada pelo óleo, o que impede a mistura do molho com a massa!

E como é dia do macarrão, nada melhor que uma receita de massa rápida para todo dia. (Receita retirada do livro do Jamie Oliver “O chefe sem mistérios”).

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo grano duro
5 ovos frescos, grandes
Semolina para polvilhar

Modo de fazer:
Não tem segredo: basta amassar bem os ingredientes até a massa ficar homogênea, fina e com textura sedosa, trabalhando o necessário para desenvolver e fortalecer a estrutura do glúten para que a massa ganhe elasticidade.

Faça uma cavidade no centro da farinha e despeje nela os ovos. Com um garfo, vá quebrando os ovos com cuidado e misturar a partir das bordas da cavidade. Quando começar a formar uma pasta meio mole, passe a usar as mãos. Trabalhe forte por cerca de 3 minutos ou até ficar macia, sedosa e elástica. Embrulhe-a com filme e deixe descansar por 60 minutos na geladeira. 

Para laminar a massa (com um rolo) tire a massa da geladeira e divida-a em 2 bolas. Cubra uma das bolas e, com a palma da mão, achate bem a outra. Polvilhe farinha sobre uma superfície limpa e, usando o rolo, comece a esticá-la, sempre rolando para fora, polvilhando e mudando a direção do rolo em 90°. Repita a operação até obter uma folha de 1-2 cm de espessura, dependendo da massa que você for fazer. Ajuda muito se você tiver um rolo comprido, liso e pesado. Quando estivar a folha de massa, tente deixá-la no formato de um quadrado, embora isso não seja o mais importante.

Você pode fazer uma massa com espinafre também! Basta retirar 2 ovos da receita e adicionar aproximadamente 300 gramas de espinafre aferventado, espremido (use um guardanapo limpo para fazer isso) e picado bem fininho ou amassado. Talvez você precise acrescentar um pouco mais de farinha para que a massa fique lisa, sedosa e elástica.

E aqui, um vídeo do Jamie fazendo um Tagliatelle (está em inglês. Quem não conseguir acompanhar, pelo menos veja as imagens, que já dá uma boa idéia! E eu, como grande fã, AMO ver Jamie cozinhando!)


Abraços a todos!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s