Batatômetro: Spoleto

O Batatômetro voltou! Sei que estou super em falta, mas esse vai compensar – espero. Tive a idéia de fazer sobre o restaurante Spoleto. 

O Spoleto é um restaurante carioca fundado em 1999 com uma proposta “Restaurante de culinária italiana, rápido e saudável, como você quer”. Hoje o Spoleto possui cerca de 200 restaurantes em todo o Brasil, além de lojas na Espanha e no México.

O Spoleto funciona como um fast-food mas é também um ‘demo cook’ (que consiste na preparação de pratos no ambiente em que os clientes fazem a refeição). Você escolhe as massas, os ingredientes enquanto o cozinheiro prepara. 

Há várias modalidades: as massas mais tradicionais (farfalle, fettuccine, fusilli integrale, penne, spaghetti); massas mais ‘incrementadas’ (cappellette – recheados -, gnocchi, raviolis); lasagnas; risotos; polpetone, saladas; pães; etc. 

Para o post ficar mais simples – e até porque nunca provei todos os tipos – vou falar sobre as massas mais tradicionais.

Para fazer o batatômetro irei avaliar a qualidade dos ingredientes e valor nutricional. Na verdade vai ser uma análise mais geral, para sabermos quais ingredientes são mais calóricos e prejudiciais que os outros.

Cada prato de massa (Penne, Spaguetti, Fusilli, Fettuccine e Farfalle) tem 200 gramas e são acompanhados por 8 ingredientes e 2 conchas de molho. Você escolhe os ingredientes e o molho.
Os ingredientes são:
(imagem retirada do site: http://www.spoleto.com.br/index.php/monteseuprato?home )
Clique na imagem para visualizar melhor

E os molhos são : Tomate, Bolognesa, Funghi, Branco e Quatro Queijos.

Primeiramente escolhemos a massa – que não tem diferenças entre elas (com exceção da integrale, que tem mais fibras!) e depois os ingredientes. 
Os ingredientes a seguir tem sinal verde, amarelo ou vermelho.
Sinal verde: podem ser usados sem moderação. Eles tem baixo valor calórico, baixo teor de gordura trans e baixo teor de sal

Sinal amarelo: Use com média moderação. Eles tem propriedades importantes mas podem também ser ricos em sal ou gordura. 

Sinal Vermelho: Procurem evitar! No caso esses ingredientes são a linguiça calabresa e o bacon – riquíssimos em gordura animal! Mas logicamente apenas 1 porção não é prejucidial!
Clique na imagem para visualizar melhor
(imagem retirada do site: http://www.spoleto.com.br/index.php/monteseuprato?home )
Clique na imagem para visualizar melhor
Vou classificar os molhos como ‘escolha preferencial’ pensando em valor calórico, nível de gordura total, nível de gordura saturada, nível de sódio. A classificação vai do melhor para o ‘pior’ – dentro dos padrões citados acima.
Primeiro lugar: Molho de tomate 
Segundo lugar e terceiro lugares: Molho a bolognesa e Molho Branco 
Quarto lugar: Molho Funghi 
Quinto lugar: Molho Quatro Queijos.
Conclusão:
O Spoleto pode sim ser frequentado por pessoas que estão fazendo uma reeducação alimentar desde que a qualidade nutricional dos ingredientes seja respeitada. Você pode escolher também um prato Bambini que leva apenas 100 gramas de massa + 4 ingredientes + 1 concha de molho – ou seja, a metade de um prato tradicional.
É importante lembrar também que o Spoleto serve um produto INDUSTRIALIZADO, por isso não deve ser consumido com frequência.
Pensando nas alternativas ‘saudáveis’ que o restaurante tem a oferecer, e levando em consideração outros fast-foods, se você tiver que almoçar numa praça de alimentação, essa é uma alternativa boa.
Minha nota pro Spoleto dessa vez não existirá pois tudo depende da sua escolha!
Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Marina
Anúncios

Uma resposta em “Batatômetro: Spoleto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s