Para quem acha que o Miojo é somente um produto industrializado, ele é mais do que isto. O Lámen Instantâneo (que é o tipo da massa, o miojo é só uma das marcas) foi inventado em 1910 para suprir a necessidade dos japoneses de se alimentarem no período pós-guerra. O governo iniciou uma campanha para que o povo japonês não precisasse depender do pão americano e estimulava o consumo deste tipo de macarrão. O lámen hoje é um clássico japonês, por ser rápido e de fácil preparo, sendo usado em receitas baratas ou em muito sofisticadas. O nosso miojo foi produzido pela primeira vez em 1965 por imigrantes chineses e depois foi comprada por multinacionais que continuaram a distribuir a marca.
O preparo simples não seduz tanto, pelo pouco apelo visual e pelo caldo rico em sódio, porém alguns chefs aceitaram o desafio de criar pratos utilizando a famosa massa: aqui no Receitas UOL você encontra algumas das mais elaboradas.
Nós vamos reproduzir a nossa favorita para vocês:
Lámen Sofisticado

Ingredientes:
- 1 pacote(s) de macarrão tipo lámen
- 1/2 xícara(s) de chá de carne cozida ou assada cortada em tirinhas
- 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite
- 1/2 xícara(s) de chá de cogumelos picados
- salsa picadinha a gosto
Modo de Preparo:
Prepare o lámen conforme as instruções da embalagem. Acrescente a carne e os cogumelos. Misture e desligue o fogo.
Acrescente o creme de leite e incorpore tudo muito bem. Salpique com salsa picada e sirva a seguir.
O miojo faz parte da lista de compras de qualquer pessoa, principalmente pela praticidade do preparo. Mas tem que ter um alerta para o consumo: a grande quantidade sódio, que é o principal vilão dos hipertensos e também pelo teor de gordura durante o seu preparo.Para o miojo ter aquela forma, a massa é cozida e depois frita em imersão na gordura, que depois de pronto pode atingir até 25% de gordura.