Eu gosto de chamar isto da síndrome do país em desenvolvimento. Comer muito e mal é coisa de quem quer ser grande, e acha que os grandes comem muito. É que o excesso de comida é sinal de luxo, bonança, riqueza.
A mais recente pesquisa do IBGE revelou que estamos comendo menos frutas, legumes e fibras e que a mesa do brasileiro tem mais arroz, feijão, carnes, sucos e…refrigerantes. O hábito alimentar brasileiro está cada vez mais parecido com o americano. Que orgulho não? Foi-se o tempo em que nossas mesas eram enfeitadas com os nossos pratos típicos, com nossas frutas típicas, nossos vegetais. Não aproveitamos a nossa riqueza e oportunidade de ter variedade de alimentação em casa. O americano come mal (claro que há muitos outros motivos) porque há dificuldade de cultivo, de produção, de distribuição de comida fresca. Mas eles já entendem a falta que isto faz, lembram do eat five a day?
Eu penso que essa pesquisa do IBGE serve de alerta para nós, afinal não estamos ficando obesos atoa.
Para os interessados na pesquisa: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_analise_consumo/default.shtm
Deixe um comentário