Essa época do ano é marcada pela baixa umidade relativa do ar em grande parte do Brasil. O tempo fica sequíssimo e nosso corpo sofre com esta situação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% a 80%. Quando os níveis chegam a 20% – 30% é decretado estado de atenção; entre 12% – 20% estado de alerta; abaixo de 12% estado de alerta máximo.
Belo Horizonte, ontem – dia 04/08 estava com a umidade relativa do ar na faixa de 25%!!! Brasília variou entre 19% e 20%. Goiânia, Mato Grosso e o sul de Tocantins estão em estado de atenção.
A baixa umidade relativa do ar pode causar: sangramentos no nariz pelo ressecamento das mucosas; alergias; aumento da incidência de rinites, sinusites, conjutivites; dores de cabeça; boca ressecada – aumento de rachaduras e feridas; cansaço.
Para evitar estes problemas devemos nos manter hidratados o dia inteiro, bebendo uma grande quantidade de água e sucos. Lembre-se que os refrigerantes NÃO HIDRATAM! Apesar de terem água eles contem alto teor de Sódio – principalmente os light/zero – e açúcares que atrapalham a hidratação
Por isso a água.é a principal fonte de hidratação que deve ser utilizada!
Uma dica é sempre ter uma garrafinha de água cheia por perto. Se você gosta de água gelada, deixe uma garrafa de água mineral no congelador de um dia para o outro e, ao acordar, envolva num plástico e leve para o trabalho dentro da mochila/bolsa: assim a água vai derretendo aos poucos, sem perder a temperatura de maneira muito veloz: o que te permite beber água gelada na maior parte do dia!
Até a próxima!
Deixe um comentário