Bacalhau com Natas Light

Eu não sou muito fã de bacalhau, mas quando morei em Portugal aprendi a apreciar um modo de preparo típico português, o Bacalhau com natas. A utilização de batatas e creme de leite disfarçam o sabor, muitas vezes salgado, deixando o prato agradável até para aqueles que não gostam deste peixe (até mesmo meu pai, detestador oficial de bacalhau, disse ser aceitável o sabor). A grande desvantagem deste tipo de preparo é o alto valor calórico (afinal nem o bacalhau, nem o creme de leite e nem as batatas são considerados “lights”), o que não seria interessante divulgar aqui no nosso blog, porém a nossa amiga portuguesa Susana B., autora do blog Menos Calorias, Mais Vida  (que eu adoro, mas anda tão sumida!) topou criar uma variação do tradicional Bacalhau com Natas só que light (alerto que, mesmo light, cada porção do bacalhau com natas tem em cerca de 500kcal, pois é uma preparação calórica). Como é véspera de páscoa e o bacalhau é um prato bastante consumido nesta época, resolvi disponibilizar esta receita, que agrada com muita facilidade a todos os gostos.

bacalhau-com-natas_2
Calorias: +/- 553 Kcal por porção.
Tempo de Preparação: 1h preparação, 20 min no forno.
Quantidade: 6 porções.
Ingredientes
4 postas de bacalhau
2 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura ralada
800g de batatas
Sal e Pimenta q.b.
200ml de creme de leite light
Para o molho bechámel:
40g de margarina light 
50g de farinha de trigo
250ml leite desnatado
250ml de água do bacalhau (onde ele foi cozido)
Sal e Pimenta a gosto
Noz moscada a gosto
Sumo de limão a gosto
Preparação
1. Cozinhe o bacalhau em água a ferver. Quando estiver cozido retire-o e deixe esfriar. Guarde 250ml da água para o molho. Depois elimine as peles e as espinhas e separe em lascas. Reserve.
2. Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Coloque as batatas em água com sal e leve ao lume. Aguarde até que ferva e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire do lume, escorra, tempere com pimenta e reserve. (Utilize batatas que não se desfaçam facilmente)
3. Corte as cebolas às rodelas, pique os alhos e coloque-os numa frigideira anti-aderente. Junte o azeite, a cenoura ralada e uma folha de louro. Leve ao lume para refogar. Quando a cebola estiver translúcida, junte o bacalhau e deixe cozinhar durante alguns minutos. Retire o louro e reserve.
4. Coloque a farinha e a margarina num fervedor de leite e leve a lume brando. Mexa rapidamente com uma colher de pau para não ganhar caroços. Junte o leite e a água do bacalhau aos poucos e continue a mexer até obter um creme grosso e bem cozido. Se, por acaso, o molho formar caroços, utilize a varinha mágica para os desfazer.
5. Junte o creme de leite e tempere com sal, pimenta, noz-moscada  e sumo de limão a gosto.
6. Num tabuleiro, junte as batatas, o bacalhau e o molho. Envolva bem e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estar dourado por cima.
7. Sirva quente e acompanhe com uma salada. (Lembre-se, o prato já é calórico!)
Sugestões: Quando juntar o bacalhau ao refogado, acrescente uma colher de sopa de salsa picada.

Uma delícia! Obrigada Suzana!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s