A história do Corpo Cactus

Muitas pessoas me falam “não sei o que acontece!!! Eu não como NADA e continuo engordando! Essas pessoas que comem de 3 em 3 horas comem mais do que eu e não engordam!”

Essa é uma frase que todo mundo escuta o tempo inteiro e raramente escuta uma explicação boa para isso. Hoje escutei uma nutricionista explicando para uma pessoa leiga porque isso acontecia. Ela explicou tudo certinho – bioquimicamente falando – mas a pessoa continuou sem entender nada.

Então eu desenvolvi uma historinha para essa situação. E ela tem o título de Corpo Cactus. E é assim:

Imagine o Cactus – aquela plantinha verde cheia de espinhos. Todo mundo sabe que o cactus vive no deserto e aguenta aquele solão sem ter água todo dia. Todo mundo sabe também que, quando chove, o cactus guarda faz um estoque de água quando esta aparece pelo deserto. E assim ele vai sobrevivendo nos tempos de ‘escassez aquática’.
Pois bem. O nosso corpo funciona da mesmíssima forma. Temos uma reserva energética que é o tecido adiposo, ou seja, a gordura. Quando comemos após longos períodos de jejum nosso corpo faz como o cactus: armazena a energia ingerida, para poder usá-la da próxima vez que precisarmos. Mas o nosso estoque de energia, como eu falei acima, é a gordura!!! 
E quando ficamos muito tempo sem comer e nos deparamos com a fome nosso corpo, automaticamente, busca fontes muito energéticas: carboidratos e gorduras. Então acabamos ingerindo mais do que deveríamos (em termos calóricos

E porque comer de 3 em 3 horas não faz engordar? 
Comer de 3 em 3 hora sem grandes quantidades faz engordar. O segredo é comer de 3 em 3 horas com qualidade e em certas quantidades. Entre as refeições principais (café, almoço, jantar) devemos comer pequenas porções de determinados alimentos (quem saberá avaliar isso é o profissional de nutrição). Quando nos alimentamos dessa forma o corpo ‘evita’ o estoque de energia para futuros jejuns, ou seja: ele deixa de formar estoques de gordura, além de coordenar vários processos que estimulam a perda de peso!

Mas vamos combinar que essa história que ‘eu não como NADA e engordo’ já não engana ninguém “! Se comemos menos que gastamos a perda de peso é inevitável. Por isso eu digo sempre que a atividade física aliada a uma boa alimetação é IMPRESCINDÍVEL!!!

Entendido???
Até a próxima!!!
Anúncios

Uma resposta em “A história do Corpo Cactus

  1. Excelente postagem, adorei!Na verdade, o grande lance é deixar nossa "barriguinha" entre o vazio e o cheio durante o dia e isso não é fácil, nosso cérebro não entende e questiona nos impulsionando a encher rsrsrs é um vício difícil de controlar, mas não impossível. Exercícios físicos e afazeres que não nos permita extrapolar sempre são bem vindos.Experiência própria rsrsrsrsParabéns… bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s