Pão Ázimo

Como estamos perto da páscoa, seria interessante falar algo sobre o assunto. Li uma reportagem hoje na seção Divirta-se, do portal UAI, que falava do Pão Ázimo, e resolvi compartilhar. Este pão é um símbolo da celebração judaica da páscoa. É um pão feito de farinha e água, pois um dos sacrifícios da páscoa é se isentar do consumo de leveduras, categoria que inclui os fermentos. De acordo com o livro êxodo o povo de Israel foi orientado a evitar pão levedado após conseguirem se livrar do domínio de um faraó egípcio.

A água do pão deve ser vinda de uma fonte natural, sem aditivos, recolhida e guardada em local fresco durante toda a noite, assim como a farinha que deve ser colhida com a mesma atenção. No dia seguinte, acrescentada a água à farinha, a mistura deve ser mexida por até 18 minutos e a massa deve descansar. Quando assar ela não deve ficar ao fogo por mais de 18 minutos, evitando que a farinha fermente.

Seu aspecto lembra muito o pão árabe, porém mais crocante. Nas datas comemorativas os judeus utilizam azeite, sal e outros condimentos para saborear este pão característico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s