FITOTERÁPICOS


Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal). Segundo o Ministério da saúde, “produto fitoterápico: é todo medicamento manufaturado obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais, com a finalidade de interagir com meios biológicos, a fim de diagnosticar, suprimir, reduzir ou prevenir estados e manifestações patológicas, com benefício para o usuário. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade; é o produto final acabado, embalado e rotulado.”

Dados publicados pela IMS Health afirmam que as vendas de fitoterápicos crescem 12% ao ano, movimentando 14 bilhões no mundo sendo somente no Brasil, 400 milhões no ano.

Os fitoterápicos são substâncias naturais derivados de plantas que podem ajudar a controlar o apetite, reduzir vontade por doces, acelerar o metabolismo, dentre outros, com efeitos colaterais bem menores quando comparados aos alopáticos. Mas mesmo com efeitos colaterais mínimos, estes suplementos devem ser recomendados e prescritos pelo profissional especializado, ou nutricionista ou médico. Esses profissionais vão estabelecer as dosagens individuais e determinar os momentos do dia que devem ser consumidas. É importante ressaltar que apenas adicioná-los a uma dieta desbalanceada não levará ao efeito desejado, e consumir grande quantidade poderá trazer prejuízos para a sua saúde. Independente dos objetivos de cada pessoa, cada um é único e tem necessidades diferentes. Portanto, de nada adianta você investir em cápsulas sem promover mudanças no seu padrão alimentar e estilo de vida.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s