Criança comendo e assistindo TV, pode?

Não, não pode.
Imagem retirada através de busca no google imagens
Ontem uma paciente me contou que o filho, logo após comer, fala que está com uma sensação de fome. “Isso é a cara de quem come em frente a TV”, pensei. Logo depois ela me perguntou “tem importância se ele comer assistindo TV?”. Tem sim. Lugar de comer é na mesa.
Essa sensação de fome da criança, mesmo após comer pode ser causada pela alimentação na frente da TV. Quando nos alimentamos, devemos ter foco e saber o que e quanto estamos comendo. Assim, nosso cérebro manda um comando para nosso estômago dizendo “pronto, você já está saciado” e aí a fome cessa.
Crianças que se alimentam na frente da TV tem mais chances de desenvolverem a obesidade. Primeiramente porque ela come mais que o necessário, já que não está vendo o quanto está comendo. E logo após fazer a refeição ‘desatenta’ ela diz que está com fome – uma vez que o cérebro, distraído pela televisão, não avisa que ela já comeu o suficiente.
Lugar de criança – e adulto! – comer é na mesa, com calma e tranquilidade, mastigando devagar e observando tudo que está comendo. No caso da infância, é importante explicar o que a criança está ingerindo, quais as características dos alimentos, quais as funções deles para o nosso corpo. E logicamente, dar o exemplo! Pais que se alimentam na frente da TV criam esse hábito na criança!
Por isso, a TV é para antes e depois da alimentação, ok? 
Obs: algumas crianças reclamam de fome após a refeição não só pela ‘falta de foco’ na comida. Algumas vezes essa sensação é de sede e a criança não sabe identificar. E lembre-se que o que mata sede é água! Iogurtes, achocolatados e refrigerantes não matam sede!!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s