Obesidade infantil, pode?

Esta notícia me motivou escrever um pouco sobre o assunto:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/23/menino-chines-de-tres-anos-pesa-60-quilos.jhtm

Cansamos de ouvir que bebê bonito é bebê gordinho. Realmente, é melhor ter um bebê “rechonchudo” do que um bebê desnutrido, mas porque não ter um bebê normal? Apesar das “dobrinhas” serem o famoso charme das crianças ela é o terror da saúde pública mundial.

Crianças obesas são futuros obesos. É na infância que formamos as células que estocam gordura, ou seja, os adipócitos. Estas células só aumentam de número na infância, na vida adulta ela somente aumenta de tamanho, de acordo com a quantidade de gordura que devemos estocar. Uma criança que se alimenta em excesso não vai ter aumento de tamanho destas células, ela vai ter aumento de número de células formadas, significando na vida adulta um maior número de células para estocar gordura, e uma maior propensão para a obesidade. São estas crianças que, no futuro, estarão na fila de cirurgia de redução de estômago, ou tratando das outras complicações conhecidas da obesidade como Diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, entre outros. E elas não terão estas complicações somente no futuro. Já existem relatos de desenvolvimento de diabetes tipo II (aquela que é desenvolvida no excesso de peso) em crianças. Porque isto é assustador? Porque a diabetes tipo II era considerada uma doença de adultos, e nossas crianças estão se alimentando tão excessivamente que estão desenvolvendo resistência insulínica antes do tempo. Não é só a diabetes que assusta. Há crianças hipertensas, dislipidêmicas, com dificuldade de locomoção…há até adolescentes fazendo cirurgia de redução de estômago.

Por este e outros vários motivos que devemos cuidar da saúde de nossas crianças. Sempre controlar a alimentação e estimular a atividade física,  afinal é na infância que desenvolvemos nosso paladar e nossos hábitos de vida, para que no futuro possamos evitar complicações maiores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s