Você sabia?

A Sociedade Brasileira de Diabetes mudou as orientações alimentares para pacientes diabeticos. Antes considerada vilã, a sacarose, ou açúcar puro, agora não tem ingestão limitada, ela pode ser consumida como um alimento qualquer. Mas calma minha gente! Não é para começar a comer açúcar desesperadamente, as orientações ainda reforçam que a alimentação para diabetes deve considerar a quantidade de carboidrato consumido (por isto a liberação da sacarose, ou seja, você vai substituir algum outro carboidrato por sacarose) e o uso de carboidratos complexos, como cereais integrais, e evitar carboidratos simples sempre que possível (doces, açúcares, balas, etc…). O fracionamento de refeições, o uso correto de medicação e atividade física ainda são indicações indispensáveis!

Mas mesmo assim é um grande avanço. É a ciência descobrindo novos caminhos para facilitar e adequar a alimentação dos pacientes com diabetes!

Anúncios

4 respostas em “Você sabia?

  1. Lógico!Concordo com você! Estou lembrando aos leitores que essa definição da sociedade não quis dizer que os diabéticos estão liberados para fazer o uso do açúcar e carboidratos como se não houvesse o amanhã.E também, cada caso é um caso, não é mesmo? Porque algumas pessoas que eu conheço (pai) já leu esse post e já chegou falando que vai comprar uma caixa de bombons para comemorar… e não é por aí, não é mesmo? Fica o recado para os leitores!!!Abraços!

  2. Xará, a questão não é uso indiscriminado, mas sim de que já caiu por terra esta história de que sacarose é veneno para pacientes com diabetes. É alimento do mesmo jeito e deve ser controlado do mesmo jeito que os outros carboidratos são, a cautela deve-se somente ao elevado índice glicêmico da sacarose que pode oscilar as glicemias com muito mais facilidade do que, por exemplo, um pão branco.Mas claro, nunca é indicado controlar nada sozinho, a orientação médica e nutricional é essencial.Abs

  3. Marina,é importante enfatizar que o consumo indiscriminado de açúcar não foi liberado. Principalmente porque vários alimentos tem a sacarose – ou seja, o açúcar branco – em sua composição. E se engana quem pensa que só carboidratos tem esse componente! Alguns alimentos salgados tem açúcar na composição.Por isso, absorvam bem essa informação, e se você é diabético, procure seu médico e nutricionista para que eles possam esclarecer a quantidade de açúcar que pode ser ingerida!Abraços!Marina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s