O fenômeno do hipotireoidismo

Ontem, dia 14/02/2011, um dos maiores jogadores do futebol Brasileiro, Ronaldo Fenômeno, anunciou sua aposentadoria. O simples anúncio da aposentadoria já daria um quiprocó por si só: O Corinthians (time do fenômeno) foi eliminado da Copa Libertadores na primeira fase do campeonato pelo Desportes Tolima. E junto com a eliminação veio a revolta da torcida, que chegaram a pichar muros do Parque São Jorge com as frases “Fora Ronaldo” e “Ronaldo gordo sem vergonha”… Muitos acharam que Ronaldo não ia ceder, mas…
Ronaldo anunciou a sua aposentadoria sem colocar a culpa na pressão psicológica. Colocou a culpa nas lesões musculares repetidas e no hipotireoidismo – disse que seu excesso de peso era consequência desse distúrbio. E aí, piorou a confusão.
Longe de mim querer desmascarar o Ronaldo. Amo futebol e sempre fui fã do cara. Mas usar hipotireoidismo como desculpa para o excesso de peso tá muito démodé. A timeline do meu facebook explodiu de comentários dos meus amigos e amigas nutricionistas: “ok Ronaldo, gordura sim, hipotireoidismo como desculpa não”. “ Ronaldo, você é o cara. Mas porque não pediu para seu médico te explicar a história do hipotireoidismo antes de dar como desculpas”. E muita gente não entendendo a revolta dos nutricionistas, médicos, e etc.
Então, vou explicar.
A tireóide é uma glândula, produtora de hormônios (T3 e T4) que se desenvolve na base da língua, descendo anteriormente a traquéia. Os hormônios tireoidianos atuam para modular o crescimento celular e a atividade funcional de todos os tipos celulares.
O hipotireoidismo é um distúrbio – que pode ser estrutural ou funcional – da tireóide que compromete a produção hormonal desse órgão. As manifestações clínicas dependem da idade em que ele surge, e as causas podem ser várias: a mais comum (15 a 60% dos casos) é o hipotireoidismo idiopático primário.
E ao contrário do que pensamos (e falamos) o hipotireoidismo não pode ser usado como desculpa para engordar. A pessoa que sofre com esse distúrbio tem mais facilidade para reter líquidos, um declínio do metabolismo e uma diminuição no apetite.
O tratamento para o hipotireoidismo é super simples: o hormônio T4 (levotiroxina) produzido em laboratório, é prescrito nas doses necessárias por um médico, e é tomado em jejum, pela manhã. Pronto! Algumas pessoas tem que tomar o medicamento o resto da vida, outras apenas por um período. Porém, após 2 semanas do início do tratamento já se vê resultados. É um tratamento super simples. Várias pessoas tem amigos ou parentes que tomam esse medicamento. Conhece alguém que toma Puran T4 (laboratório Sanofi Aventis)? É levotiroxina!
Ronaldo foi infeliz ao culpar o hipotireoidismo e ao dizer que o tratamento não poderia ser feito, já que o medicamento estaria na lista de substâncias proibidas da FIFA: por isso ele estaria acima do peso, já que não toma o medicamento. O medicamento não está na lista de substãncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (clica aqui). (E dizem até que ele faz sim, tratamento com 100mg de levotiroxina no Corinthians…)
Enfim.
Se ele estava tomando o medicamento ou não, a desculpa foi desnecessária (e em certa parte mentirosa). Alguns críticos e admiradores do ídolo acreditam que ele parou por não agüentar a pressão psicológica… outros acham que o corpo dele não estava mais agüentando, pelo peso e pelas lesões. 
Cada cabeça tem uma sentença, e com certeza ele tem os motivos dele bem certos, e um bolso cheio de grana.
O que importa é que hipotireoidismo já deixou de ser desculpa para excesso de peso.
E voltando ao assunto futebol, cada um tem uma opinião né? Alguns acham que ele é uma farsa, que ‘pipocou’ na copa do mundo da França, que seu comportamento extracampo não é exemplo pra ninguém… Mas vamos combinar que todo mundo que viu Ronaldo fenômeno sabe que o cara não levou esse apelido a toa! 
Só não precisava dessa conversinha de tireóide… mas tudo bem Fenômeno… já que é você, e vendo esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=tOndOgb-dEU&feature=related vamos deixar passar!!! #prasemprefenômeno 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s