Yacon – A batata do diabético

Muito se especula na internet e nas revistas sobre alimentos milagrosos ou medicinais. Quem me conhece sabe como sou, não digo que sou cética para estas coisas, mas acho que tudo exige muito cuidado antes de ser usado como tratamento.

A nova onda dos pacientes com diabetes é o tal do Yacon. O Yacon é um derivado dos tubérculos, da mesma família da batata, do inhame, da mandioca, é uma raiz originária da região da cordilheira dos andes. Muito consumida na Europa e agora no Brasil, o componente neste alimento que seduz a indústria farmacêutica e alimentícea é um açúcar chamado frutano, derivado da frutose. O frutano, de acordo com alguns estudos recentes, não altera os níveis de glicose em humanos, como acontece quando comemos uma batata normal, que contém maior porcentagem de amido em sua composição. A bioquímica deste processo ainda não está bem explicada, mas ao que parece tudo indica que a composição do Yacon é diferente dos outros tubérculos que costumamos consumir.

Qual é a minha orientação? Eu não costumo receitar alimentos milagrosos, (mas também não nego que possam funcionar) eles costumam ser mais caros e com menor aceitação, porque o sabor não é geralmente parecido com o que estamos acostumados. Se você quiser provar, prove, se quiser colocar na sua rotina diária, coloque (de acordo com o orçamento claro), mas lembre-se, o Yacon ainda é um carboidrato, seu consumo deve ser na mesma quantidade da batata, do arroz, do pão, do macarrão, não só pelo controle glicêmico, mas por também ter calorias e poder proporcionar o ganho de peso. Como já foi discutido aqui algumas vezes, a diabetes não é tratada somente com controle glicêmico mas também com controle de peso, não exagere!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s