Dica de nutricionista: Pesar não emagrece!

Gente, aí vai uma dica: Pesar todo dia não emagrece!
Fico impressionada com a quantidade de pessoas que pesam compulsivamente… Compulsivamente que eu digo é todos os dias, e as vezes mais de duas vezes por dia!
Pesar não emagrece. O que é emagrece é atividade física, alimentação equilibrada e uma mente sã! Pesar todos os dias só reflete a ansiedade e o desespero de alguém que quer perder peso. E vamos combinar que esses dois sentimentos não combinam nada com uma alimentação saudável. E não pensem que só se pesa todo dia quem está querendo emagrecer não! Algumas pessoas tem o peso ótimo, a saúde ótima, a alimentação mais que excelente, são super praticantes de atividade física mas a cabeça fica a desejar… se tornam paranoicos com o peso. Então, dois recados:
Para quem quer emgracer: subir na balança só aumenta sua ansiedade. O peso corporal não é composto só por gorduras, mas também por músculos e água. Isso influencia muito! Quem está fazendo musculação, por exemplo, pode estimular uma hipertrofia muscular (aumento de massa) e uma perda de gordura, ou seja: você perde gordura, mas ganha músculos, e este último também pesa! Na balança, o seu peso continuará o mesmo! As mulheres em fase pré menstrual e menstural retém mais líquidos, ou seja: gramas a mais na balança, logicamente! 
Para quem quer manter o ótimo peso: Se você é dedicado e responsável com a alimentação e a atividade física, pra que subir na balança toda hora? Estudos já mostraram que pessoas que estão com peso ideal e boa saúde mas que insistem em checar o peso toda hora podem desenvolver distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia. Por isso, continue fazendo por onde, e não deixe de se cobrar, mas lembre-se que não é o peso da balança que dita sua vida: você vive bem quando faz por onde!
Dica pra todo mundo: Pese em uma só balança! Essa coisa de ficar pesando em toda balança pelo mundo não dá em nada. As balanças devem ser periodicamente calibradas e nem sempre é assim! Balança de farmácia então… é um sobe e desce desenfreado, rapidinho ela está descalibrada. E tem mais: cada dia que você pesa em um lugar diferente, você está com uma roupa diferente!
Então, se você frequenta um nutricionista, procure pesar sempre na balança deste profissional. Até porque, não é só o valor da balança que diz sobre você. O nutricionista está apto a fazer outras análises, como aferição de dobras cutâneas, bioimpedância, e outros métodos!
Fica a dica! Sem neura hein gente? Só com pensamento positivo, alimentação equilibrada e disposição na hora de fazer o exercício físico!
Até a próxima!!!
Anúncios

2 respostas em “Dica de nutricionista: Pesar não emagrece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s