Dia Mundial do Combate a AIDS

Hoje é dia Mundial do Combate a AIDS. Milhares se mobilizam todos os anos para arrecadar dinheiro para auxiliar pacientes com o vírus e fazem campanhas de prevenção contra a doença.
Aqui no batata frita vamos reforçar um pouco as orientações de alimentação para esta situação.
O paciente portador do vírus HIV, aquele que ainda não desenvolveu a doença (que é a AIDS), não apresenta manifestações comuns da doença, como perda de peso intensa e deficiência do sistema imune, podem se alimentar como um indivíduo que não contém o vírus ou a doença. Ou seja, não há indicações de alimentos ou preparações para melhorar o estado nutricional deste indivíduo, que nesta fase da doença, é considerado normal.
O paciente já com a manifestação do vírus, com a síndrome já desenvolvida, apresenta um gasto energético intenso, característico da doença, com grande perda de peso, vitaminas e minerais. Este paciente geralmente precisa de suplementação vitamínica (um polivitamínico, que supra grande parte de suas deficiências) e calórica. Alimentação reforçada é bem vinda, especialmente com a ajuda de complementos alimentares (até aqueles mais simples, sustagem, nutren) para aumentar a ingestão calórica, e com variedade de nutrientes, sendo estimulada a alimentação saudável, como é para qualquer outro indivíduo. O acompanhamento de um especialista ajuda na recuperação do peso e na melhor tolerância aos alimentos (já que a medicação pode aumentar a falta de apetite).
Para reforçar o nosso post segue uma idéia que achei interessante. Artistas e celebridades americanas “mataram” seus perfis virtuais (twitter, facebook) para auxiliar no combate a AIDS na África. Os fãs podem “comprar” a volta destes artistas por $1,00. Quando o perfil atingir $1 mi o mesmo será “ressucitado” e o dinheiro enviado para campanhas contra o HIV e AIDS. O site é http://www.buylife.org e mostra fotos dos artistas que “morreram” em nome da campanha. Segue uma imagem do Elijah Wood, o Frodo de Senhor dos Aneis, para exemplificar.
[Image of ]
Anúncios

Uma resposta em “Dia Mundial do Combate a AIDS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s