Mc Lanche Feliz? Ou infeliz?

Isso que é notícia!!!  “São Francisco, nos EUA, proíbe brindes do McLanche Feliz”. 

Essa lei proíbe distribuição de brinquedos associados a alimentos. Uma cidade da Califórnia também já havia feito o mesmo. Para vender brinquedos e alimentos num mesmo pacote, vários requisitos nutricionais devem ser cumpridos: As refeições devem ter menosde 600 calorias, menos de 640 mg de sódio, e menos de 35% de calorias provenientes de gordura ‘ruim’. 

A lei foi aprovada por 8 votos a favor e 3 contra. O prefeito não ficou muito satisfeito com a idéia, e disse que mesmo com a ‘vitória’ ele vetaria a lei. Porém o conselho de São Francisco tem uma carta na manga: uma pesquisa feita em na cidade mostra que 30% dos moradores que cursam a quinta série estão com sobrepeso. Por enquanto só o estado da Califórnia tem cidades com essa lei: São Francisco e Santa Clara. Mas o país inteiro sofre com a Obesidade, inclusive já falei sobre isso aqui e aqui

No caso o Mc Lanche Feliz acaba de ficar triste, pelo menos por lá. O lanchinho é composto de hambúrguer (ou cheeseburguer), batata pequena e refrigerante (aqui no Brasil o sanduíche pode ser substituído por Nuggets). Segundo a tabela nutricional do Mc Donalds Brasil, podemos ver ficariam os valores.



Aqui no Brasil o Mc lanche feliz com hambúrguer seria reprovado, pois tem 776 mg de sódio. Já o lanche com Cheeseburguer seria reprovado pelo sódio e pelas calorias provenientes da gordura (e por pouco não seria reprovado pelas calorias).
Apesar do Mc Donalds ter refeições padronizadas, muita coisa muda. A tabela dos Estados Unidos ficaria assim:



(Obs: O refrigerante utilizado foi a Coca Cola, e o Mc Lanche americano serve um refrigerante de 340 mL, enquanto o brasileiro serve de 300 mL)


Nos estados unidos o Mc Lanche com Hamburguer pode ser reprovado pelo sódio, e o Mc Lanche com Cheeseburguer pelas calorias totais e pelo sódio.

É legal observar que existem crianças, principalmente americanas, comem 1 Mc Lanche feliz por dia!!! O consumo de sódio indicado é de 1,5 a 2,0 gramas por dia (isso dá mais ou menos 5 gramas de sal diários). Todas as refeição do Mc Lanche Feliz tem mais que metade da quantidade de Sódio permitida! E o mais interessante: o Mc Lanche feliz brasileiro tem mais sódio do que o Mc Americano!!!

Gente, o mais importante é lembrar que não é só o Mc Donalds que oferece brinquedo junto com comida não! Aqui no Brasil temos os exemplo Habbib’s e Bobs, que são lanchonetes que também oferecem brinquedos junto com refeições. Nos Estados Unidos o Mc Donalds é só um exemplo, porque outras lanchonetes fazem o mesmo!

Não sei se vocês sabem, mas o índice de obesidade infantil (crianças até 5 anos) no Brasil já ultrapassou os EUA. Logicamente é uma faixa etária que ainda não se tornou cliente assídua do Mc Donalds, mas tem tudo para ser. Por isso é um dever cobrar das nossas autoridades atitudes como essa da Califórnia! Vale a pena lembrar que o Mc Lanche feliz é o MENOR dos lanches do Mc Donalds…imaginem os outros!

Fica a dica. Algumas fontes dessa notícia são:





Até a próxima!!!




Um comentário em “Mc Lanche Feliz? Ou infeliz?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Acima ↑