Batatômetro: Subway



O batatômetro de hoje é super interessante, sobre uma lanchonete que provavelmente muita gente conhece, já que se espalhou pelo Brasil e deu muito certo: Subway®.
Subway® é uma rede americana de sanduíches feitos na hora, e trabalha a imagem de fast food saudável e light. No Subway® você escolhe os produtos que serão colocados no seu sanduíche: pão, queijo, recheio, salada e molho. Mas será que toda escolha é saudável?
Para testar essa propaganda, o batatômetro entra em cena. Para isso trataremos sobre “saudável e natural?” “baixo valor calórico?” e “sabor”.
Quesito 1: Saudável e Natural?
(Para avaliar esse quesito, primeiramente iremos comparar a refeição do Subway® com outros fast food – aqueles que vendem sanduíches acompanhados de batatas e refrigerantes.)
O sanduíche Subway® tem várias opções de pães e recheios. Você escolhe o pão (que pode ser de 15 ou 20 centímetros) e o recheio – que pode ser desde um sanduíche vegetariano até um de rosbife. Depois você escolhe os queijos (prato, cheddar ou suíço) e a salada (alface, tomate, cebola, rúcula, azeitona, picles, pepino). Além disse tem os molhos e, se desejar, extra de bacon e dobro de queijo.
Como falei anteriormente, se compararmos a qualidade nutricional desses produtos (de maneira isolada) com os sanduíches típicos de fast food, o subway é sim mais saudável. Porém devemos avaliar de uma forma global. O Subway® oferece os sanduíches low fat (ou seja, baixo teor de gordura). Esses são feitos com ingredientes mais leves, como o roastbeef, peito de peru, ou até mesmo sem carnes (sanduíche vegetariano) – assim os sanduíches levam a fama de ‘saudáveis’.
É importante lembrar que o quesito saudável serve quando comparamos o sanduíche Subway® com outros fast food. E o mais importante: O Subway® é uma lanchonete, e não um restaurante: não vale ficar fazendo refeições todos os dias por lá!
Nota para saudável e natural: 7,0
Quesito 2: Baixo valor calórico?
Seguindo a mesma linha do quesito “saudável e natural”, o quesito “baixo valor calórico” só pode ser analisado comparando com outros fast food, e analisando a escolha do sanduíche. Os sanduíches, para se tornarem ‘lights’ devem ter algumas opções especiais de itens. Aí vão alguns exemplos:
Pães: o integral deve ser escolhido – não pelo seu valor calórico, mas por ser integral
Queijos: o queijo suíço deve ser a escolha preferida, pois as outras opções de queijo são o queijo prato e cheddar, estes dois muito mais calóricos.
Recheios: peito de peru, frango, presunto e roastbeef são as opções mais leves e devem ser escolhidas para tornar um sanduíche light.
Salada: a vontade!!!
Molhos: a maioria dos molhos tem como base a maionese, por isso prefira o mostarda e mel e cebola agridoce.
O sanduíche Subway® pode variar seu valor calórico entre 290 calorias até 600 calorias!
É importante observar que o sanduíche não deve vir acompanhado de batatinhas chips e cookies! E de preferência, escolha um suco ao invés de refrigerante!
Nota para baixo valor calórico: 8,0
Quesito 3: Sabor
Esse é um ponto complicado, afinal gosto é gosto e não se discute. Porém o sabor do Subway® é bem aceito. O pão tem gosto de pão e a salada tem gosto de salada – falo isso porque muita rede fast food tem vários tipos de sanduíche, mas todos com o mesmo gosto. Já as carnes, são outra conversa. O Frango é bem processado e ‘branquelo’ (se é que podemos chamar assim). Então quem gosta de frango talvez não ame tanto esse recheio. O roastbeef também não é dos melhores, e tem um gosto residual de plástico (sabem como?). Já os salames, almôndegas, peito de peru e presunto tem gostos ‘normais’.
Outro fator que conta muito são as combinações dos ingredientes e os temperos… não acho que vale a pena encher o sanduíche de orégano no final: você não sente gosto de nada, só de orégano. A mesma coisa acontece quando você combina só ingredientes fortes, picantes e salgados. Exemplo: sanudíche italiano (pepperoni e salaminho) com azeitona, picles, pimentão, molho chipottle (molho picante), pimenta do reino e pimenta calabresa. É praticamente pedir pra virar dragão e cuspir fogo por aí!
Nota para sabor: 8,0
Resultado final do batatômetro: 7,3. Mas lembre-se de alguns detalhes:

O Subway® é uma rede de lanchonetes fast-food, ou seja, não deve ser encarado como fonte exclusiva de sua alimentação!
O Subway® tem uma campanha de alimentação saudável, você pode clicar aqui para ver no próprio site. O documentário Super Size Me – a dieta do palhaço, conta um pouco da história do Subway® e a campanha que eles fazem lá contra a obesidade, através de uma tal “dieta subway®”. Não achei contando em português, mas em inglês tem aqui.
Anúncios

2 respostas em “Batatômetro: Subway

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s