Receita: Sopa Simples

Sempre gostei de sopa. Desde criancinha mesmo. Minha mãe fazia uma deliciosa, que eu e meu primo tomávamos em um prato azul marinho, daqueles Goyana (alguém se lembra desse prato?). Quando comecei a me aventurar pelo mundo da cozinha, decidi aprender a fazer a sopa. E essa aventura começou antes de fazer o curso de cozinheiro do Senac, ou seja: eu não sabia fazer NADA. Quando eu falo nada gente, é NADA. Nem o brigadeiro ficava bom.
Então resolvi passar essa receita por um simples motivo: Muitas pessoas vivem falando que cozinhar é super difícil, que não conseguem fazer nada, nem um macarrão alho e óleo. Olha, eu posso estar equivocada, mas o macarrão alho e óleo é de longe uma coisa fácil de se fazer. Você precisa picar o alho bem pequenininho, saber bem a quantidade que vai colocar e temperar bem – o que não significa lotar de alho, óleo e sal. Essa sopa é bem mais fácil, aprendi só observando minha mãe fazer.
Você vai precisar de…
Cenoura
Batata
Vagem
Alho
Cebola
Caldo de legumes (o natural hein gente, que eu já postei aqui como fazer e como guardar)
Água
Azeite
Pimenta (se gostar)
Alecrim fresco
Como fazer…
Lave todos os legumes. Descasque e pique todos bem pequenos e do mesmo tamanho. Coloque o azeite em uma panela, com o alho e a cebola (também bem picadinhos). Ligue o fogo baixo e deixe dourar o alho e a cebola (não é pra torrar, é pra dourar. Você sabe que está bom quando a cebola ficar mais transparente).
Logo que começar a dourar, coloque os legumes e mexa com uma colher (se os legumes grudarem na panela, coloque só mais um pouquinho de azeite). Você deve colocar líquido até cobrir os legumes, sendo metade desse líquido o caldo e a outra metade a água. Deixe no fogo médio fervendo e cozinhando os legumes. Aí você escolhe: ou deixa a sopa mais líquida (então você acrescenta mais água) ou deixa a sopa mais grossinha (põe menos água).
(Outro ponto importante que devemos considerar: o cozimento dos legumes. Eu tomo a sopa com os legumes Al dente (ou seja, não está extremamente cozido, mas não está cru). Mas você pode optar por deixar os legumes bem cozidos, quase desmanchando, e bater num liquidificador, fazendo assim uma sopa batida).
Quando a sopa estiver pronta você desliga, coloca o alecrim fresco e a pimenta (a gosto) e pronto! Super hiper mega fácil! E super gostosa. Se quiser colocar macarrão na sopa, lembre-se que o macarrão cozinha mais rápido do que os legumes: então você deve colocar o macarrão quando faltar um tempo para os legumes estarem no ponto de cozimento. Se colocar o macarrão com os legumes, o macarrão vai ficar uma papa, muito cozido!
Quanto a quantidade de ingredientes, tem um detalhe: tudo depende de quantas pessoas vão tomar a sopa. Quando eu vou tomar sozinha, coloco 1 batata média, 1 cenoura pequena e umas 6 vagens. Se vou colocar macarrão, coloco 1 batata, 1/2 cenoura e 3 vagens.
Outra sugestão: você pode acrescentar outros ingredientes: alho poró, curry, carne, batata baroa, caldo de feijão….não tudo junto, mas fazendo combinações interessantes.
O segredo da sopa (e da cozinha em geral) é respeitar o tempo dos alimentos, e errar muito, até acertar! Não se culpe por não saber usar temperos e inventar as receitas: o importante é fazer algo saboroso, por mais simples que seja. Prestar atenção nos cardápios dos restaurantes que você gosta, e perceber que tipo de combinação combina com seu paladar. E nem sempre o trivial é o mais fácil (como falei do macarrão Alho e Óleo). Eu, por exemplo, tenho mais facilidade em fazer um bom risoto do que cozinhar um feijão bem temperado! E tudo porque já fiz vários risotos que viraram uma papa, até quando consegui fazer um tinindo de bom!
Dúvidas, sugestões e comentários sobre como ficou a sopa de vocês, é só usar o email do batata: batatafritapode@gmail.com, escrever nos comentários ou ir até nossa página no facebook: Batata Frita Pode!
Bom apetite, e boa sorte!!!
escritopor2batata
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s