Batatômetro: Temaki

Imagem retirada do blog http://girogourmet.blogspot.com



Sugestão de Gabriela Magalhães

Adorei a sugestão da Gabriela: um batatômetro sobre temakis. Mas esse será um batatômetro diferente, já que não dá pra avaliar o sabor do temaki, já que há tantas lojas diferentes especializadas nesse tipo de “fast food”, e muita gente tem curiosidade em saber se é saudável e ‘light’. Então, assim como o Frozen Yogurt, dá pra avaliar de uma forma geral.

Mas antes de julgar, temos que entender o que é o temaki:

Temaki é um cone de comida japonesa (achei esse vídeo no youtube, que mostra como faz). É feito com a alga – que se chama Nori -, o arroz japonês e os recheios (comuns a culinária japonesa).

Quesito 1: Saudável e natural?

Avaliar o quesito “saudável e natural” chega a ser quase impossível. Porque eu digo isso? Aqui no Brasil, vários peixes (principalmente o Salmão) são criados em fazendas de peixes. Esses peixes são alimentados com ração, então nem sempre oferecem os mesmos benefícios que um peixe que vive em seu habitat natural ofereceria. E outro detalhe: assim como o frango, o peixe também pode estar rico em hormônios, por causa da ração. Mas vamos combinar que um peixinho continua sendo bem mais saudável que um bifão de picanha cheio de gordura.
Existe ainda, a dúvida sobre a ‘bactéria do salmão’: as Aeromonas. Essa bactéria pode contaminar a água e animais – principalmente os frutos do mar. É uma causadora de problemas intestinais, como mau estar, vômitos, diarréias, etc… Há estudos que associam a bactéria a casos letais, mas somente em pessoas imunossuprimidas (ou seja, aqueles que tem uma resistência baixa – portadores do vírus HIV, quem está sob tratamento quimioterápico, etc). Por isso, é importante lembrar sempre de verificar a higiene do sushiman e do local onde iremos nos alimentar. A comida japonesa em geral necessita de grande cuidado com a limpeza.
Falando do arroz e da alga, estes têm suas propriedades: o primeiro é uma fonte energética, e o segundo uma rica fonte proteica.
Nota para ‘saudável e natural’ : 7,5
 
Quesito 2: baixo valor calórico
 
Tendo em vista que é um “fast-food” e que as pessoas consomem depois da night ou quando estão com pressa de almoçar/jantar, é light sim! Um temaki pode variar de 107 kcal (o de camarão cozido, por exemplo) até 176 kcal (o de skin – pele de salmão). Mas vários fatores influenciam no valor calórico: a presença de cremes (cream cheese, chedar, etc) ; os ingredientes empanados; e o salmão, que é o peixe mais calórico.
Nota para baixo valor calórico : 10! 


Quesito 3: Sabor
 
Esse quesito não posso avaliar, porque vai do gosto de cada um. Eu particularmente adoro o califórnia e o atum com ervas (vem com um azeite e ervas). Mas há quem prefira o atum salmonado (os dois peixes juntos), o de camarão empanado … E também, os temakis variam muito de loja para loja.
Resultado final do batatômetro: Vale a pena, mas com considerações finais!
 
Considerações finais:
– Não vale comer 1000 temakis achando que vai continuar sendo light. O legal do Temaki é porque você pode trocar aquele fast food mega calórico e sem valor nutricional por algo muito mais leve e saudável.
– Não vale ficar substituindo refeições importantes por um temaki
– O molho shoyo é apenas pra dar uma temperada. Não é pra mergulhar o temaki no shoyo!!!
– O gergelim é super saudável e gostoso, pode aproveitar!
Espero que vocês tenham gostado dessa edição do batatômetro!
Aguardamos mais sugestões!
Semana que vem tem mais!!!
escritopor2batata
 
 
 
 

 

Anúncios

8 respostas em “Batatômetro: Temaki

  1. Adorei!!!Eu também sou uma viciada em temaki, que nem a Gabi (só podia ter vindo dela a sugestão). Bom, confesso que adoro mergulhar no shoyo, hahaha, ainda mais naquele molho que é a mistura de shoyo com o wasabi. adoro! mas vou tentar maneirar!que bom que o gergelim pode exagerar, porque é outro que eu exagero até não poder mais! meu amigo fala que eu como o temaki como desculpa pra comer gergelim! hahahahaapena que o salmão é o mais calórico, porque o temaki que eu mais gosto é o salmão com creme cheese e cebolinha ou o hot filadélfia!!divulguei no twitter! adorei o post!!! acho uma ótima a avaliação destes vários fast foods. E agora tá numa onda de fast food: monte do jeito que vc quiser, né? tipo subway, frozen yogurt, salad creations, crepe, spoleto, etc etc.bjsshttp://tudoimpressao.blogspot.com/@tudoimpressao

  2. Olá!Muito interessante a proposta de vocês, inclusive divulguei o batatômetro dos iogurtes no twitter!Minha sugestão é que vocês avaliem os fast-foods de saladas, como o Salad Creations, que também estão despontando em várias cidades.Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s