Dia Mundial de combate ao AVC

imagem retirada do site comunidade.bemsimples.com.br
Hoje, dia 29/10 é o dia do combate mundial ao AVC.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como “derrame”, ocorre quando há um entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos do cérebro. No primeiro caso é denominado AVC isquêmico, e no segundo caso é denominado AVC hemorrágico.
O AVC tem diversas causas, e várias são combatidas através da boa alimentação. Pessoas hipertensas, com o colesterol alto, tabagistas, diabéticas e obesas tem o risco aumentado de sofrer um AVC.
O AVC é uma das maiores causas mortis do Brasil!!! Pode levar a morte ou deixar sequelas, como perda de movimento, perda dos sentidos (visão, adição, fala), entre outros. O AVC não escolhe hora, idade ou sexo, porém mulheres com histórico de problemas vasculares que tomam anticoncepcionais com estrogênio podem ter o risco aumentado, assim como a associação desses medicamentos com o cigarro também aumenta o risco.
Reduzir a ingestão de sal e gorduras da dieta, parar de fumar, praticar exercício físico e controlar a glicose sanguínea são formas de evitar o AVC. Se você tem histórico de AVC na família também pode procurar um médico especializado.
A campanha mundial contra o AVC também alerta para os primeiros sinais. O AVC pode vir acompanhado de dor de cabeça e perda ou distorção da fala e de movimento de membros do corpo. Nesses casos o melhor é procurar um hospital para que o socorro aconteça logo – assim as chances de sequela e morte podem reduzir. Em alguns casos, infelizmente, o corpo não dá sinais, e o socorro já chega tarde demais. Por isso a prevenção é o melhor remédio – e pode ser feito com uma boa alimentação!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s