Amamentação e Gordura Trans, pode?

Li hoje uma reportagem interessante da UOL sobre um estudo na Universidade da Georgia. Ele fala que mulheres que ingerem gordura trans durante a amamentação tem maiores chances de terem filhos com altos níveis de gordura corporal ou obesidade na infância.

O estudo relata que o consumo de 4,5g de gorduras trans diárias podem duplicar o risco de desenvolverem crianças com dificuldade de controle de peso. E ainda reforça que a alimentação inadequada, mesmo quando a mãe se alimentava bem durante a gestação, pode influenciar no estado nutricional da criança.
É claro que estudos devem ser avaliados de maneira cautelosa, se um estudo disse isto não quer dizer que vai ser verdade absoluta, mas é mais uma maneira de abrir nossos olhos para os perigos e os prazeres da alimentação. Não sou a favor de dietas radicais que proíbem tudo, acho que devemos aproveitar de tudo um pouco, mas não devemos esquecer de nos cuidar sempre e lembrar que geralmente “morremos pela boca”.
Anúncios

3 respostas em “Amamentação e Gordura Trans, pode?

  1. Ótima matéria! Realmente é uma das coisas importantes para se preocupar, ainda mais pensando que o leite materno é uma das fontes principais de alimentação do bebê.* temos que aprender cuidar da nossa alimentação logo, né? porque senão daqui um tempo a situação estará ainda mais crítica em relação a obesidade…

  2. Aulinha: A gordura é o macronutriente que mais varia no LH, em torno de 5% em quantidade e 3% em qualidade. Portanto qto melhor é a qualidade da gordura ingerida pela mãe, melhor é a do LH. É bom dar atenção especial ao ômega três, existem indícios de depleção dos estoques maternos para a producão do leite e isso pode agravar os sintomas da depressão pós parto. Os ômega três, seis e lipídeos estão envolvidos na formação da bainha de mielina, já intra útero, e com a formação da estrutura cerebral até os dois anos de vida da criança! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s