A dieta dos mineiros chilenos

 
A história todo mundo sabe: no dia 5 de agosto, 33 homens que trabalhavam em uma mina em San José, no Chile, ficaram soterrados a quase 700 metros após um desmoronamento. Dia 22 de agosto uma equipe de resgate teve conhecimento que os homens ainda estavam vivos. E então, a luta pela sobrevivência começou.
 
Uma das preocupações, logicamente, foi com a alimentação. Uma equipe de médicos e nutricionistas ficou responsável por elaborar uma dieta para os mineiros. Os maiores desafios foram: a desidratação – já que as temperaturas onde eles estavam poderiam ultrapassar até 30°C -, a desnutrição – e os mineiros não poderiam ganhar peso demais, uma vez que não caberiam na cápsula responsável pela captura destes – e o bem estar dos mineiros, a fim de evitar que eles se sentissem mal. Logicamente, havia a preocupação com os diabéticos, hipertensos, e etc.
 
Até a chegada das sondas, Eles sobreviveram por 19 dias com uma dieta racionada de duas colheres de atum enlatado, um gole de leite e meio biscoito a cada 48 horas.
 
A alimentação foi calculada de acordo com cada homem. A hidratação era feita com 5 Litros de água por dia para cada mineiro. A alimentação era balanceada e enviada diariamente aos mineiros. Infelizmente não consegui encontrar muitos dados sobre os alimentos estavam sendo enviados, mas é sabido que a alimentação era composta de 3 refeições principais intercaladas por lanches.  Um exemplo do cardápio do almoço: arroz com carne desfiada. Logicamente a dieta foi preparada com alimentos que suportariam o transporte de quase 700 metros até a mina.
 
Alguns dias antes do resgate, a NASA (Agência Espacial Americana) enviou o mesmo alimento que envia para os astronautas: uma espécie de ‘ração’ que contém proteína e carboidrato. No dia anterior ao início do resgate, a sonda enviou apenas líquidos ricos em sais minerais. Os alimentos líquidos diminuem a sensação de enjôo nesse caso, e os sais minerais são importantes para que não ocorra queda da pressão arterial durante o trajeto.
 
Aparentemente a dieta deu certo! Até o momento já foram resgatados 17 mineiros, e todos eles conseguiram sair andando e estão com uma boa aparência para quem passou tanto tempo confinado nessas condições!
escritopor2mauro

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s