Consumo Consciente: Bolo de casca de banana

No blog resolvemos discutir o consumo consciente! E a explicação é simples: uma pesquisa feita pelo IBGE em 2002 constatou que 20% dos alimentos comprados por uma família são jogados fora! Quantas vezes já nos pegamos jogando comida fora porque a data de validade passou? E quantas sobras jogamos fora achando que não podemos utilizar?
Tudo bem que rola um preconceito com reaproveitamento de cascas e sobras, mas esse preconceito é bobo. Algumas preparações ficam mais gostosas com as cascas do que com o próprio alimento. A melancia é um exemplo ótimo: o doce da casca de melancia é divino! Chega a ser até mais saboroso que a fruta quando bem preparado.
Para inaugurar nossa coluna Consumo Consciente, uma receita que eu mesma preparei (e provei, e adorei) em uma aula que dei sobre o assunto na Feira de Empreendedores do Sebrae MG – aconteceu no Expominas, dia 31/08 (a aula, a feira do dia 31/08 até dia 05/09). 
Fiz uma receita. Rendeu 1 tabuleiro grande, e não sobrou nenhum grão pra contar história. Esqueci logicamente de tirar foto, mas a próxima eu JURO que tiro foto!
obs: a foto é meramente ilustrativa!!! Retirada a partir do Google imagens do site (http://www.pinkecerebro.de/blog/2005/05/17/ferias-2/)

Ingredientes
(4 cascas de banana) Cascas de 4 bananas
4 ovos
2 xíc. leite
2 col. (sopa) margarina
3 xíc. açúcar refinado
1 xíc. de farinha de rosca
1 col. (sopa) de fermento em pó
2 xíc. de leite de coco
Modo de preparo
Lave bem as cascas. Bata as claras em neve e guarde na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o leite de coco, o açúcar e as cascas de banana. Coloque numa vasilha e acrescente a farinha de rosca, mexendo bem. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha, levando ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos aproximadamente – de preferência assar em forma de pudim! Com uma receita você faz 2 formas médias de pudim!

Observações
  • Fiz com banana prata, e ela estava BEM verde. Piquei as cascas bem pequenas, e coloquei 1/2 xícara de leite de coco a mais, para ficar mais adocicado. Pode acrescentar um pouco de canela na mistura! Fica mais gostoso ainda!
  • O bolo fica uma espécie de “Caçarola”. Caçarola é o nome dado a um bolo que é mais ‘molhadinho’ que os bolos normais. Seu aspecto é de um ‘bolo pudim’, e o mais comum (pelo menos em MG) é Caçarola de milho e Caçarola de Coco. 
  • Logicamente essa preparação não é nenhum pouco Light. É cheia de açúcar! Mas é só lembrar da frase “Coma comida, não em excesso!”.
  • Vocês podem fazer sem preconceito NENHUM! Se não contarem a quem vai comer que é de casca de banana, NINGUÉM desconfia! Mas para isso, piquem a casca bem pequena e batam bem a mistura no liquidificador!
Anúncios

2 respostas em “Consumo Consciente: Bolo de casca de banana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s