Carne de cordeiro, pode?

Nos últimos meses houve aumento do consumo das carnes de ovino, principalmente a de cordeiro. O “frisson” atual pela carne de cordeiro é justificável, além da procura pelas carnes alternativas, pelo seu sabor característico, porém suave e delicado. É uma carne macia e de fácil preparo, devido ao seu teor de gordura, que não é nem elevado e nem baixo demais, o que caracteriza também seu sabor.
É uma carne rica em vitaminas do complexo B (especialmente a B12) e ferro, assim como a carne vermelha, porém mais saudável, pelo menor teor de gordura saturada. 100g de carne de cordeiro apresentam, em média, 200kcal, variando com seu preparo.
Infelizmente a carne ovina, ou de cordeiro e ovelhas, é mais cara do que a carne bovina, de frango e suína. O Brasil não é um grande produtor desta carne, perdendo espaço para Argentina, Chile e Uruguai. Geralmente estas carnes no Brasil são importadas.
Para aproveitar a nova onda vamos disponibilizar aqui uma receita de Risoto de Damasco e Pernil de Cordeiro. Lembre-se, nesta receita há 1 porção de carboidratos (grupo amarelo) e 1 porção de carne (Grupo azul), servindo uma porção por pessoa (a receita serve 8 pessoas).
Ingredientes:
1 pernil de cordeiro desossado de aproximadamente 3kg
50g de sal
50g de pimenta Síria (ou pimenta do reino
100g de gengibre fresco ralado
1 copo de azeite de oliva
500g de damasco seco
500g de arroz branco

Modo de Preparo:
Pernil
Tempere o pernil com tempero sírio ou pimenta do reino, gengibre fresco, azeite e sal. Enrole o pernil com papel alumínio e com barbante p/ não desmanchar.Numa assadeira com um pouco de água, coloque o pernil para assar por mais ou menos duas horas. Cortar o pernil em rodelas um pouco grossas e leve à mesa para ser servido.

Arroz
Cozinhe o arroz branco normalmente. Deixe o damasco seco no molho por 1 hora e depois cozinhe-or por aproximadamente 10 minutos. Deixe-o resfriar e bata-o no liquidificador até virar um creme. Finalize misturando o arroz ao creme de damasco para obter um risoto. Sirva quente.

Tempo de preparo: 50min
Rendimento: 8 pessoas
Receita: Chef Benon Chamilian – http://correiogourmand.com.br/receitas_sal_023.htm


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s