Nos últimos meses houve aumento do consumo das carnes de ovino, principalmente a de cordeiro. O “frisson” atual pela carne de cordeiro é justificável, além da procura pelas carnes alternativas, pelo seu sabor característico, porém suave e delicado. É uma carne macia e de fácil preparo, devido ao seu teor de gordura, que não é nem elevado e nem baixo demais, o que caracteriza também seu sabor.
É uma carne rica em vitaminas do complexo B (especialmente a B12) e ferro, assim como a carne vermelha, porém mais saudável, pelo menor teor de gordura saturada. 100g de carne de cordeiro apresentam, em média, 200kcal, variando com seu preparo.
Infelizmente a carne ovina, ou de cordeiro e ovelhas, é mais cara do que a carne bovina, de frango e suína. O Brasil não é um grande produtor desta carne, perdendo espaço para Argentina, Chile e Uruguai. Geralmente estas carnes no Brasil são importadas.
Para aproveitar a nova onda vamos disponibilizar aqui uma receita de Risoto de Damasco e Pernil de Cordeiro. Lembre-se, nesta receita há 1 porção de carboidratos (grupo amarelo) e 1 porção de carne (Grupo azul), servindo uma porção por pessoa (a receita serve 8 pessoas).

Ingredientes:
1 pernil de cordeiro desossado de aproximadamente 3kg
50g de sal
50g de pimenta Síria (ou pimenta do reino
50g de sal
50g de pimenta Síria (ou pimenta do reino
100g de gengibre fresco ralado
1 copo de azeite de oliva
500g de damasco seco
500g de arroz branco
1 copo de azeite de oliva
500g de damasco seco
500g de arroz branco
Modo de Preparo:
Pernil
Tempere o pernil com tempero sírio ou pimenta do reino, gengibre fresco, azeite e sal. Enrole o pernil com papel alumínio e com barbante p/ não desmanchar.Numa assadeira com um pouco de água, coloque o pernil para assar por mais ou menos duas horas. Cortar o pernil em rodelas um pouco grossas e leve à mesa para ser servido.
Arroz
Cozinhe o arroz branco normalmente. Deixe o damasco seco no molho por 1 hora e depois cozinhe-or por aproximadamente 10 minutos. Deixe-o resfriar e bata-o no liquidificador até virar um creme. Finalize misturando o arroz ao creme de damasco para obter um risoto. Sirva quente.
Tempo de preparo: 50min
Rendimento: 8 pessoas
Receita: Chef Benon Chamilian – http://correiogourmand.com.br/receitas_sal_023.htm
Deixe um comentário