Programa de TV: A liga


O programa “A Liga” é exibido pelo canal Bandeirantes, às 22:00 horas nas terças feiras. Ele aborda temas atuais e do cotidiano brasileiro: prostituição, morte, presídios, favelas, lixo, etc. Essa semana o programa discutiu um tema muito interessante: A alimentação dos Brasileiros.

O programa tem vários jornalistas que se dividem em situações diferentes. No programa da alimentação foram aboservados a vida de pessoas MUITO diferentes: uma obesa mórbida, uma mulher grávida com 5 filhos desnutridos, uma adolescente que sofre de anorexia, uma cozinheira. 

A obesa tem um consumo de 100, 18kg de carne e 30 pacotes de doce de leite por mês. Ela pesa 140 kg e relata no programa que a obesidade atrapalha muito. Ela tem assaduras por todo o corpo, dores de coluna e sofre do pior dos males: o preconceito

A adolescente que sofre de anorexia conta que quando era criança sempre falavam que ela deveria ser modelo, porém as agências cobram uma magreza das meninas. Com isso ela foi ficando muito magra, mas mesmo assim se olhava no espelho e se enxergava gorda. Descobriu aos 15 anos com ajuda da família que estava com anorexia: ela ficava de 2 a 3 dias sem comer, e quando sentia fome bebia muita água ou comia uma rodela de abacaxi – muitas vezes dormia para disfarçar a fome. A modelo pesa 52 kg e tem 1,82 metros !!! Agora está em tratamento com uma dieta de 3200 calorias diárias, e já conseguiu ganhar peso, mas o tratamento é longo e extremamente necessário.

Outra mulher, grávida do 6° filho, abandonada pelo marido vive com 5 crianças. Tem R$ 480,00 por mês para gastar com alimentação, ou seja: 16 reais por dia para alimentar as crianças e ela. Quando a repórter abre a geladeira, encontra azeite, vinagre, um pouco de leite e peixe apenas. A dona da casa comenta que há 2 meses não faz compras, e geralmente o almoço é só arroz. As crianças recebem merenda na escola, porém é composta de arroz, feijão, macarrão e nuggets: não há consumo de vegetais e frutas. 

A cozinheira mora em uma casa onde os exageros são cometidos constantemente, o consumo de gordura é altíssimo e ao abrir a geladeira a ausência de frutas e verduras é total – mas não por falta de condições, e sim por  preferir doces e frituras. A feijoada é presente em quase todos os dias, e todos da família correm risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

O programa tem a participação de uma nutricionista, que avalia todo o quadro dos entrevistados. Há também um teste em que a repórter deve se alimentar durante 7 dias da dieta de um casal de aposentados, de acordo com o salário que recebem: ela passa 1 semana tomando leite e biscoitos no café da manhã; arroz, feijão e alguma verdura ou legume no almoço; e mingau no jantar. 

Esse é o retrato da alimentação brasileira. O país que é o 4° maior produtor de alimento e o 6° em desnutrição, e ainda joga 39 mil toneladas de comida fora DIARIAMENTE. 

Nós nutricionistas acreditamos que falta um plano do governo para melhorar a merenda escolar, a alimentação dos desprovidos de condições e projetos de educação alimentar para todas as classes. Não é só a cesta básica que resolve problemas… A saúde pública e o crescimento do povo brasileiro agradece. E nós do batatafritapode temos a obrigação de dar os parabéns ao programa A LIGA: a radiografia da alimentação Brasileira escancarada para todo mundo ver, e pensar bem no momento de votar, pois são nossos governantes que irão definir a situação futura da saúde brasileira.

Para ver vídeos e saber mais sobre o programa… http://www.band.com.br/aliga/
Anúncios

Uma resposta em “Programa de TV: A liga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s