Caldo de legumes

Não sei se todo mundo sabe, mas esses caldos de carne e legumes industrializados (aqueles, em tabletes ou sachês, que tem até música sertaneja de tema…) são verdadeiras “bombas de sal”. Isso mesmo! Um cubo inteiro de caldo de legumes pode ter até 100% da quantidade de sódio necessária por dia, ou seja: usou um cubo de caldo, acabou sua cota de sódio! E logicamente não comemos só um tablete de caldo por dia, afinal, o sal está presente em várias preparações (e até em doces!!!).
O sódio é um mineral importante para o corpo humano, quando consumido com parcimônia. Em excesso pode causar hipertensão arterial sistêmica (HAS). Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 35% da população acima de 40 anos tem hipertensão. A pesquisa Saúde Brasil 2008 mostrou que as doenças do aparelho circulatório são as que mais matavam no Brasil nesta época.
Pensando nisso, deixamos para vocês uma receita de caldo de legumes, que tem rendimento de 5 litros. Você pode fazer o caldo de legumes e congelar em saquinhos, e utilizando de acordo com a necessidade – ou utilizar imediatamente, é opcional. Uma receita barata, simples e saudável – E MUITO MAIS SABORORSA!
Ingredientes:
2 talos de salsão
5 unidades de folhas de alho poró
3 unidades de folhas de louro
2 unidades de cenoura
2 unidades de cebola
Pimenta do reino em grãos
5 litros de água.
Modo de fazer:
Lave todos os ingredientes e pique a cebola em 4 pedaços e a cenoura ao meio. Coloque para cozinhar na água. Vá provando sempre até ficar no sabor desejado. Coe o líquido antes de utilizar.
Dica: deixe para salgar somente no momento de usar o caldo!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s