Pitada do batata

– Hoje voltei caminhando do trabalho. 40 minutos do centro da cidade até a minha casa. Tudo bem que não estava de roupa adequada, e fiz isso porque o clima estava bem ameno, não é um trecho perigoso e o sapato era confortabilíssimo. Mas valeu a pena. Me fez pensar que todo mundo que diz não ter tempo para fazer exercício, procurasse caminhar pelo menos um pouquinho que seja. Pare o carro num estacionamento mais distante (vá e volte andando); se você pega ônibus, procure uma outra linha que deixe um pouco mais distante e complete o caminho fazendo uma boa caminhada. Digo para vocês que pretendo fazer disso um hábito constante… passei olhando as vitrines, comprei uma água. Valeu a pena mesmo!

– Ontem (dia 01/03) no Jornal Nacional, uma matéria me chamou a atenção: Obesidade Infantil e uma tal de PCR… provavelmente que não é da área escutou e falou “nooooooooossa, que coisa!”. É o seguinte: a reportagem mostra que crianças e adultos obesos tem uma proteína (chamada Proteína C Reativa) que causa inflamações nas artérias, podendo levar a problemas cardiovasculares. O que me chamou a atenção (e com certeza indignou outras pessoas da classe de nutrição e endocrinologia) foi a ênfase que eles deram, como se essa descoberta tivesse sido feita ONTEM. Não! Esse fato já é conhecido há um tempinho. A proteína C reativa existe nas pessoas obesas, e por isso muitos classificam a obesidade como doença crônica não transmissível e inflamatória. Mas não é só a proteína que causa danos cardiovasculares!!! A diabetes e a hipercolesterolemia (o colesterol alto) também causam esses danos. Dei uma olhada no estudo falado no Jornal Nacional, feito por uma universidade da Carolina do Norte – muito bom, diga-se de passagem. Mas essa informação não é “a” descoberta do momento.

– Ontem também, foi aniversário do Rio de Janeiro : cidade que inspira beleza e saúde. Se você mora no Rio, aproveite essa diversidade de lojas de suco e ciclovias aos pés dessa Guanabara. Para quem está com preguiça, uma inspiração (o vídeo não é bom, mas a música…) e Parabéns, Rio de Janeiro!

Até mais pitadas!
Anúncios

Uma resposta em “Pitada do batata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s