ANO NOVO, VIDA NOVA!!

COMO UMA CRISE ECONOMICA GLOBAL, CAUSADA PELA FALTA DE ALIMENTO DEU ORIGEM À FESTA DA VIRADA HÁ MILHARES DE ANOS?

A única crise mundial que teve poder para acabar com a vida do homem na terra aconteceu há milhares de anos. Naqueles tempos o que o homem fazia de mais importante para sobreviver era: caçar. Há +- 11000 a.c os Homo sapiens tinham virado os maiores caçadores da terra, pois acreditavam na existencia de um ser maior, além da vida…

A caça irracional diminuiu a quantidade de animais selvagens existentes e a aproximaçao do fim da era glacial fez com que outros ficassem cada vez mais raros.

A solução foi parecida com a de hoje, mas ao invés dos bancos centrais imprimirem dinheiro, eles decidiram cultivar sementes, surgiu então o calendário que era usado para a espera do fruto. Eles observavam a posiçao e a trajetória do sol ao longo do ano, dominando assim o ciclo e tratando o céu como divindade (o fruto da religião).

Na verdade as colheitas é que são cíclicas e ao divinizá-las o ser humano criou a cultura de que a vida se renova a cada ano.

No hemisfério norte o inverno chega no fim do ano e durante o ano ocorria a estocagem de alimentos para que houvesse um banquete durante a longa temporada de frio e fome de inverno, SENDO ASSIM O MOMENTO MAIS IMPORTANTE DO ANO (passado de gerações a gerações….).

*O texto na íntegra foi escrito por Alexandre Versignassi e Rodrigo Rezende, podendo ser encontrado na revista Super interessante edição 274, jan/2010, pag 25.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s