Anorexia Nervosa

É uma disfunção alimentar, que acontece devido a uma preocupação exagerada com o peso corporal. A pessoa passa a ter medo de engordar e assim começa a restringir a dieta, exagera na atividade física, faz jejuns prolongados, vomita, toma laxantes e diuréticos. É um transtorno que atinge principalmente mulheres e está extremamente relacionada a problemas de auto imagem.
Dentre os sintomas estão a perda exagerada de peso em um curto período, sem justificativa aparente;recusa de se alimentar nas principais refeições (normalmente, o anoréxico afirma nào estar com fome, já ter se alimentado, ou não gostar da comida do dia); preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos; menstruação irregular ou até amenorréia; depressão; comportamentos obsessivo-compulsivos; distorçào de imagem corporal; pele seca; arritimia cardíaca; ansiedade, dentre outros.
O tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo,psiquiatra, nutricionista e clínico devido aos problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares. Não há medicação específica indicada, mas o uso de antidepressivos pode ser eficaz.O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difícil. O paciente deve permanecer em acompanhamento após melhora dos sintomas para prevenir recaídas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s