Desejos ‘culinários’ : aprenda a desvendá-los

Li uma reportagem na superinteressante de dezembro/2009, sobre os desejos das grávidas, que faz jus ao nome da revista: SUPER INTERESSANTE! “…A teoria mais aceita hoje é que aquela secura por salmão com sorvete vem da demanda por nutrientes específicos. A ‘desnutrição relativa’ não é provilégio das futuras mamães. ao longo da vida, nosso organismo cria um banco de dados relacionando alimentos e seus nutrientes. Assim, o corpo aprende a pedir leite quando quer cálcio e ovos quando quer zinco, por exemplo. Nas grávidas, esse sentido está ligado no turbo.”

Nada mais que a verdade. Quem já passou por regiões muito pobres, onde há grande incidência de anemia por deficiência de Ferro, com certeza já viu crianças comendo tijolo – esses são feitos de terra, e adivinhem só? Tem Ferro. Outro exemplo clássico da falta de Ferro, é o desejo das mulheres na fase menstrual de comer beterraba e feijão – grandes fontes de ferro (que estão indo embora junto com o sangue ‘perdido’ nessa fase).

A ‘tara’ que algumas pessoas relatam por comer muito a noite, é um sinal de que a alimentação durante o dia foi ‘insuficiente’: o corpo então, sedento por energia, pede comida – cansaço, fome e jornal nacional são ótimas combinações para a engorda … Sentados na frente da TV, sem disposição para fazer uma sopa, ou salada, o fast food, cheio de gorduras saturadas e altos índices de carboidrato são engolidos como última refeição da vida. Resultado: quilos a mais, que estão ali porque ‘comer a noite engorda’. Não, comer a noite não engorda. Comer nada durante o dia, e tudo a noite engorda (ou vice versa). E tudo porque você não soube interpretar seus desejos culinários…
E tem desejo culinário mais visível do que o desejo da criançada? Todo mundo sabe que doce, bala e pirulito é uma delícia, mas não é para tanto: criança gosta muito (talvez muito mais que os adultos) principalmente pelo açúcar: grande fonte de energia. Tem coisa que criança gasta mais que energia? Não! Então seria a preferência dos meninos e meninas um desejo culinário? Sim!

Para entender mais sobre o seu corpo, e os pedidos que ele faz estude os alimentos que consome. Na internet encontramos artigos sobre vários alimentos e seus nutrientes, basta dar uma “googlada” e selecionar bem.

E vale a pena prestar atenção em todos os nossos desejos ‘culinários’. Mas sem mascarar… querer chocolate toda hora e achar que está com falta de açúcar não pode! Seja responsável, e se alimente de maneira correta, para não ter desejos… Lembre-se que os desejos são desencadeados por carências de certos nutrientes!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s