Dia Mundial da Diabetes

O 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da saúde (OMS), devido ao aumento de interesses e iniciativas sobre o assunto em todo o mundo. A data é uma homenagem ao dia de nascimento do cientista Frederick Bantin que descobriu a insulina em outubro de 1921.

O tema “Educação em Diabetes” foi escolhido para este ano devido à importância dos programas de educação que visam informar e preparar pacientes e familiares para tomarem decisões, mudarem comportamentos e se adequarem às exigências dos cuidados do tratamento da doença, como medir glicemia, alimentar-se bem, exercitar-se regularmente e tomar medicamentos conforme orientação médica.

Em Belo Horizonte, a Sociedade Brasileira de Diabetes em parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte, secretarias Municipal e Estadual de Saúde, comemoram o Dia Mundial de Diabetes no dia 13 de novembro (sexta-feira) com evento especialmente elaborado para a data, no hall da rodoviária.

No local, entre 13 e 17 horas, profissionais da saúde farão testes gratuitos de glicose e medição da pressão arterial, farão orientações sobre a prevenção e tratamento do diabetes. As bandas da Polícia Militar e Guarda Municipal de Minas Gerais, e o grupo de teatro da Prefeitura de Belo Horizonte se apresentarão no local. Também haverá exposição de quadros de artistas diabéticos. O público que passar pelo local poderá votar pela melhor obra. Os dois primeiros colocados serão premiados.

A programação incluirá ainda oficinas de orientação sobre prevenção do diabetes e de suas complicações,nutrição, atividade física, cuidado com os pés, e aplicação correta de insulina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s