o que é a Diabetes??

A Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível, que acomete grande parte da população (Estima-se que em 2030, o Brasil ocupe a sexta posição na lista dos países com números mais elevados de casos de Diabetes, alcançando 11,3 milhões de pessoas).
A Diabetes Mellitus 1 (DM 1) é um tipo de Diabetes que ocorre por um ‘erro’ no organismo, que destrói suas próprias células produtoras de insulina (chamadas de células beta, localizadas no pâncreas). Então o paciente portador de DM1 deve tomar a insulina para repor aquela que o corpo não produz (ou produz em quantidade extremamente reduzidas). Porém um paciente que não possui esse “erro genético” pode se tornar Diabético do tipo 1 se não tratar a Diabetes tipo 2 de forma correta.
A Diabetes Mellitus 2 (DM 2) é facilmente diagnosticada em pacientes obesos, na faixa dos 40 anos – porém pode acometer jovens também! A DM2 é causada por uma fadiga do organismo em produzir insulina. Esse ‘cansaço’ do corpo humano é causado pela resistência insulínica (super produção de insulina pelas células Beta, e consequente estafa destas), causando o aumento de glicose sanguínea (hiperglicemia).
Alguns dados provam a ‘força’ da Diabetes Mellitus: aproximadamente 70% dos pacientes que fazem hemodiálise sofrem de Diabetes, 50% dos problemas cardiacos envolvem pacientes diabéticos, e a diabetes é uma das maiores causas de cegueira no mundo.
Façamos a prevenção da Diabetes: evite açúcares (principalmente se você tem casos de diabetes na família) – deixe os doces para um dia do fim de semana. Pratique exercícios e se alimente de forma correta, pois já foi provado que a obesidade é diretamente proporcional ao risco de desenvolver a Diabetes. Faça exames regularmente, e cuide da alimentação das crianças.
Para quem já tem a Diabetes, vale a pena estudar mais ainda, para se manter sempre com os níveis de glicose no padrão. Indivíduos com Diabetes, quando tratada de forma correta, vivem durante vários anos e tem uma vida normal, sem problemas renais, cardíacos, oftamológicos e outros.
Visite o site da Sociedade Brasileira de Diabetes, e leia mais sobre o assunto http://www.diabetes.org.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s