Atendimento a pacientes

Quando ainda era estudante, tive um professor que nos falava sempre: “a abordagem ao paciente internado em um hospital é o mais importante para desvendar seus mistérios – afinal os pacientes mentem”.Mas o mais importante que ele me ensinou é o que mais acontece rotineiramente: “Nunca pergunte a um paciente hospitalizado se está tudo bem – para ele, nada está bem. Ele está hospitalizado, numa cama, dependente de remédios e cuidados. Por isso não entre no quarto e pergunte ‘tudo bem?’, sempre pergunte ‘como está se sentindo hoje?'”.

Hoje em dia, convivendo com a rotina hospitalar vejo a importância dessa dica. Vejo vários profissionais adentrando os leitos e perguntando ‘tudo bem?’. E vejo também muitos (im)pacientes dando respostas negativas, esboçando feições nada satisfeitas e até sendo rudes “tudo bem? Estou numa cama de hospital, você acha que está tudo bem?”. Por isso, você que é um profissional que tem esse hábito, ou está prestes a iniciar o seu atendimento, pense nessa dica.

Atualmente, discute-se o atendimento humanizado da saúde, e sua base principal é essa: se colocar no local do paciente para poder tornar o tratamento menos desagradável possível.

Anúncios

Uma resposta em “Atendimento a pacientes

  1. Pertinente o comentário! Cada vez mais são "lançados" à sociedade profissionais da área da saúde competentes, mas se esquecem que estão lidando com pessoas. O mínimo que o profissional da área hospital deve fazer é se igualar ao paciente! Afinal, respeito é um cuidado que auxilia na melhora significativamente de um paciente hospitalizado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s