Mel de Abelha


O Mel é um produto natural produzido pelas abelhas através do pólen das flores. É um alimento de alto valor calórico : 1 colher de sopa de mel (15 g) tem 46,95 kcal, um pouco menos que o açúcar (que tem em 15 g 59,70 kcal). Há diferentes tipos de mel: floral (produzido com polen de uma única espécie de flor) e pluriforal (quando produzido por vários tipos de flores).
Mas questiona-se muito o valor medicinal do mel. O mel é utilizado com o antigripal, antibiótico e antiviral, mas não existem estudos suficientes comprovando esses efeitos. O que é sabido é que o mel deve ser evitado por crianças menores de 1 ano, por conter a bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria é responsável por problemas graves de saúde (dentre eles o botulismo) e as crianças menores que 1 ano ainda não tem a microbiota preparada para combater essa bactéria.
Quanto ao uso do mel para a tosse, pode-se explicar pelo poder lubrificante do mel. Deve-se guardar o mel em ambiente fresco, e de preferência em embalagens de vidro ou plástico bem fechadas. Na hora de comprar também devemos observar se o mel tem o Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura.
Outra dúvida é sobre a cristalização do mel. Quando o mel se cristaliza é necessário apenas aquecer em banho maria (45° a 50°C). O processo de cristalização ocorre no mel de boa qualidade e é normal, desde que essa cristalização não seja a formação de pedras de açúcar que não são desfeitas com o aquecimento. A cristalização também não faz com que o mel perca suas características.
Devemos lembrar que o mel é utilizado há muito tempo como um remédio, mas deve-se lembrar que ele não substitui o medicamento e as consultas com especialistas. E também que é um alimento que deve ser evitado pelos diabéticos, por conter muito açúcar. Mas é um produto natural que deve estar presente (moderadamente) em nossa mesa!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s