Vitamina C

A vitamina C é uma das vitaminas mais populares e conhecidas. Porém, confunde-se muito as verdadeiras funções da vitamina C. Seu nome ‘verdadeiro’ é ácido ascórbico, e é encontrada facilmente em frutas cítricas (laranja, limão, acerola, tangerina), na pimenta e nos vegetais verde escuros. A vitamina C é facilmente destruída por oxidação e também é solúvel em água – o que nos faz concluir que deve-se consumir o suco de laranja (por exemplo) logo após o preparo e que devemos preferir cozimentos no vapor (ou reutilizar a água de coziment0).

O químico Linus Pauling foi o primeiro a popularizar o uso da vitamina C, que tem como recomendações diárias para adultos entre 19 e 70 anos 90 mg/dia para homens e 75mg/dia para mulheres (1 xícara de suco de laranja contém 124mg). Os fumantes devem ficar atentos ao consumo da vitamina C: os níveis sanguíneos do ácido ascórbico nesses indivíduos é menor até 40% – por isso deve-se aumentar o consumo em 35mg/dia.

Mas atenção! As superdoses de Vitamina C podem causar problemas gastricos e podem resultar em distúrbios renais (por produzir oxalato – formadores de cálculos renais). E aqueles indivíduos que consomem altas doses de vitamina C também podem ser surpreendidos por exames falso positivo para o aumento de glicose urinária.

É bom lembrar também que a vitamina C é muito importante para o sistema imunológico, porém o consumo de vitamina C deve ser constante e não apenas nos momentos de gripe. E a suplementação deve ser feita apenas com a indicação de um profissional da área – lembrando que o consumo mínimo diário é facilmente alcançado com 1 fruta cítrica fresca por dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s