Halitose


A halitose é o conhecido mau hálito, ou bafo, que pode se originar por diversas causas. As mais comuns são jejum prolongado (passar horas sem se alimentar), doenças como diabetes ou problemas renais e hepáticos, ou então a instalação de bactérias, inflamação de gengiva e má escovação dos dentes.

Na parte que nos interessa, a alimentação, existe somente uma solução para a halitose: comer. A halitose é uma consequência da produção de compostos chamados corpos cetônicos, que são metabolizados pelo corpo humano quando o organismo está em jejum por muito tempo. É um sinal de que o corpo tem fome. Se alimentar regularmente (evitar jejum maior que 4 horas) e escovar os dentes após a refeição são soluções para este tipo de mau hálito.
Para o paciente com diabetes a solução é a mesma. A diabetes não permite que o corpo utilize a energia vinda da glicose, por causa da ausência da insulina, e por isto ele também produz corpos cetônicos, como opção alternativa de energia, causando a halitose. A aplicação correta da insulina (para diabetes insulino-dependente) e a alimentação em horários fracionados (para diabetes não insulino-dependentes) resolvem boa parte do problema.
Para evitar as doenças gengivais e outros problemas bucais é necessário escovar sempre os dentes após as refeições, como também passar o fio dental e limpar a língua. O acompanhamento odontológico é essencial para evitar complicações, e para realizar o tratamento preventivo!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s