Vejam que boa idéia.

O Dia Da AvóSlow Food Irlanda dá o exemplo


Irlanda – Toda a gente festeja o Dia da Mãe; e os avós? Nunca lhes foi dedicado um dia, até agora… Assim, seguindo a minha sugestão e da Alice Waters no último encontro Terra Madre em Turim, no dia 25 de abril celebrou-se o primeiro Dia da Avó do Slow Food, no qual as crianças passaram um dia na cozinha com as suas avós.

São dez os convivia irlandeses que aderiram à iniciativa. Por exemplo, Slow Food de East Cork, juntamente com The Irish Examiner (um jornal diário nacional, adoptou e apoiou com entusiasmo a iniciativa), organizaram um concurso no qual as crianças apresentaram a receita preferida que adoram cozinhar com os avós. Os vencedores foram da Ballymaloe Cookery School onde as avós ensinaram os netos a confeccionar pratos. Foi organizado ainda um concurso artístico entre seis escolas locais no qual as crianças tinham de desenhar ou pintar um quadro sob o tema “Cozinhar com a avó”. A iniciativa teve enorme sucesso e os desenhos evidenciaram a relação especial e importante entre avós e netos.

Em Waterford um grupo de avós e netos participaram no encontro organizado pelo Four Rivers Convivium: as avós relembraram a sua infância e explicaram as suas receitas, foi muito divertido.
Também a televisão nacional nos deu a oportunidade de convidar os avós de todo o país a reunirem-se com os seus netos para transmitir-lhes a sabedoria herdada, fazer um bolo, pescar um peixe, plantar uma semente, tricotar, cantar uma canção, assobiar, mas sobretudo cozinhar.

Eu também sou avó de seis crianças adoráveis. Juntos colhemos as primeiras batatas novas, algumas cenouras e beterrabas pequenas como bolas de pingue-pongue. Limpámos e cozinhámos os legumes, assámos um pato, descascámos umas maçãs para fazer o molho de maçã. Depois sentámo-nos à mesa da cozinha onde desfrutamos de um jantar delicioso em que as crianças comeram tudo até à última migalha e depois fizeram um desenho da apanha das batatas com a avó; no final, escrevemos as receitas deste jantar simples, e pensamos repeti-lo uma vez por mês.

Começámos esta iniciativa na Irlanda e estamos certos que a ideia continuará a fazer adeptos e que no próximo ano o Dia da Avó será maior, melhor e verdadeiramente internacional..

Darina Allen
Conselheira Slow Food para a Irlanda
Info@slowfoodireland.com

Que tal esta idéia vamos repetí-la ?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s