Doença Celíaca, o que é?


Doença celíaca é aquela conhecida popularmente como alergia ou intolerância ao glúten. O gluten é uma proteína encontrada no trigo, responsável por muitas das caraterísicas deste alimento, sendo uma das mais importantes a elasticidade que esta proteína pode conferir a massas feitas a partir do trigo.

O glúten não é o único componente irritante ao paciente celíaco, em alimentos como a cevada e o centeio, existem proteínas semelhantes ao glúten que também podem causar problemas.
Os pacientes celíacos usualmente apresentam sintomas como diarréia e cólicas intestinais quando ingerem estes alimentos, podendo evoluir para deficiência de vitaminas e mineirais, e em alguns casos mais graves, desnutrição e câncer. O tratamento da doença celíaca só é conhecido como tratamento dietético, ou seja, a única solução para evitar estes sintomas e complicações é retirar o glúten da dieta destes pacientes. E, por isto, é importante o acompanhamento nutricional para que a retirada do glúten não afete a qualidade da alimentação.
Agora em nossas receitas também indicaremos quais delas são isentas de glúten, para que estes pacientes possam também desfrutar do nosso site!
Anúncios

Uma resposta em “Doença Celíaca, o que é?

  1. Ei Marina, descobri que sou celíaca há 4 anos, tive muita dificuldade em modificar meus hábitos alimentáres, hoje já me adaptei, porém engordei muito e estou tendo dificuldade de emagrecer, poderia me dar alguma dica?Um abraço, Cristina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s