Ser vegetariano é mais saudável?

Esta é uma pergunta polêmica. O vegetarianismo pode ser adotado por causa de crenças religiosas, intolerâncias alimentares e hábito de vida. Porém existem alguns mitos e verdades sobre esta prática, que vamos discutir aqui.
.O vegetariano se alimenta melhor que aquela pessoa que come de tudo?
Não necessariamente. O vegetariano deveria comer mais frutas e vegetais que uma pessoa onívora (que come carne e vegetais) porém, de acordo com estudos, isto não acontece. É comum ver que os vegetarianos apresentam maior consumo de gorduras do que o resto da população, pois evitam as carnes e acabam preferindo preparações mais calóricas como doces, pães, alimentos empanados, etc.
.Se eu me tornar vegetariano, vou sofrer deficiência de alguma vitamina ou mineral?
Depende. Alguns minerais e vitaminas como o cálcio, presente no leite, e o ferro e a vitamina, presente nas carnes, são encontrados em grande quantidade em produtos animais. Os ovo-lacto-vegetarianos, ou seja, aqueles que só não comem carne vermelha, normalmente não sofrem deficiências, pois conseguem suprir suas necessidades de ferro, cálcio e vitamina B12, mas mesmo assim devem acompanhar sua alimentação com algum profissional. Os vegetarianos restritos, os vegans, costumam sofrer deficiências destes minerais, necessitando de suplementos alimentares e reforço e orientação alimentar.

.Como suprir estas quantidades de vitaminas e minerais que podem estar deficientes para o vegetariano?
Alguns vegetais são fontes, não tão ricas quanto os produtos animais, de cálcio e ferro, como as verduras verde escuras como o brócolis, a couve, a mostarda. A ingestão de alimentos fontes de vitamina C também facilitam na absorção do ferro destes alimentos. A vitamina B12 é encontrada somente em produtos animais. Cada indivíduo tem uma quantidade ideal para vitaminas, minerais e calorias. Para que você saiba direitinho quanto e o que comer, procure um especialista.
.Ser vegetariano é ruim?
Não. A grande dificuldade dos vegetarianos é porque eles não iniciam este estilo de vida com algum tipo de orientação profissional. O vegetarianismo pode ajudar no controle da ingestão de gordura animal e aumentar o consumo de frutas e vegetais. É importante entender que o homem é onívoro, e que, portanto, necessita de produtos animais na sua alimentação, portanto, se você escolheu se tornar vegetariano procure um médico e um nutricionista, pois eles irão lhe orientar para que sua alimentação seja sempre saudável.
Anúncios

Uma resposta em “Ser vegetariano é mais saudável?

  1. Bem,Olah pra vcs ^^eu tava pesquisando sobre alimentação e agora aki estou eu Essa ultima parteh d q vegetarianos se alimentam por conta propria eh bem verdade,pelo menos cumigo isso aconteceol :OOO e ainda acontecesse

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s