Aleitamento materno: mitos e verdades

A amamentação exclusiva deve ser feita até o 6° mês de idade. Mas quais são as vantagens? Primeiramente, o leite materno é de graça e é produzido por qualquer mulher que está bem alimentada e não sofreu estresse (complicações no parto, portadoras de algumas doenças crônicas, entre outros). O leite começa a fluir 48 a 96 horas após o parto e é produzido enquanto houver demanda, ou seja: enquanto houver estímulo. Então é MITO a história de que uma grávida saudável não produz leite materno. O leite materno é bacteriologicamente seguro, contém uma variedade enorme de fatores antiinflamatorios, antiinfeciosos e muitas células imunológicas: por isso é verdade que o leite materno ajuda (E MUITO!) na saúde da criança para o resto da vida dela – uma criança amamentada de forma correta tem muito menos chances de desenvolver doenças alérgicas e inflamatórias, e já há estudos que relacionam o aleitamento materno à baixa incidência de obesidade!
Uma ds formas de verificar se o suprimento de leite materno está sendo adequado, deve-se observar se o bebê tem um ganho de peso e crescimento regulares, e se há troca de fraldas de 6 a 8 vezes por dia. Logicamente a mãe deve sempre que necessário levar o seu filho ao pediatra.
A UNICEF (United Nations Children’s Fund) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) adotaram a inciativa Hospital Amigo da Criança, que tem como foco aumentar a incidência e duração do aleitamento materno. Dentre os dez passos presentes na iniciativa, estão: Praticar acomodação conjunta – permitir que mães e bebês fiquem juntos 24 horas por dia – e treinar a equipe de cuidados de saúde para executar a política de amamentação – ensinar como amamentar, ajudar a mãe a amamentar na primeira meia hora após o nascimento, entre outros.
Informe-se sobre a iniciativa e descubra se seu hospital adota esse trabalho. E para saber mais sobre amamentação e sobre o Hospital Amigo da Criança, basta visitar o site da UNICEF: http://www.unicef.org.br/
Anúncios

Uma resposta em “Aleitamento materno: mitos e verdades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s