E passar fome para perder peso, pode?

Não.
Este é mais um dos mitos que não funcionam. Devemos entender que o nosso organismo, ao contrário da nossa sociedade, não evoluiu em grandes escalas, ele continua pensando de uma maneira, digamos, pré-histórica. Nos tempos de homens das cavernas (se é que eles existiram), comida era algo raro, afinal o homem devia sair para caçar, achar a caça, matar a caça, levar para a casa e então, por fim, se alimentar. Não era tão simples como sentir fome e ir ao supermercado. Por isto o organismo se preparava para passar fome a qualquer momento, e o que ele fazia? No momento que o homem das cavernas ingeria sua desejada refeição, o organismo se preparava para fazer um grande estoque de energia, para que possa passar por mais algumas longas horas de fome. Quanto menos horas de fome o homem passava, menos o organismo pensava em estocar.

O que acontece então quando resolvemos passar fome? Perdemos peso? Sim, definitivamente, nós perdemos peso. Mas o seu organismo (lembre-se, ele ainda é do tempo das cavernas) entende que você pode passar por longos períodos de fome, e o que ele faz na sua próxima refeição? Estocagem de energia. E você, com muita fome (porque estava fazendo jejum), também come muito, muito mais do que esperava comer.

E como então eu perco peso? O ideal, e recomendado pela maioria dos nutricionistas e médicos, é alimentar-se de 3 em 3 horas, evitando sentir muita fome, respeitando as necessidades do seu organismo. E não é para realizar grandes refeições de 3 em 3 horas, devemos aproveitar que nos alimentamos mais vezes ao dia para diminuir as quantidades de alimentos em cada refeição, e assim, no final do dia, teremos uma ingestão calórica menor do que o nosso gasto, ocasionando na perda de peso. Ah, e não podemos nos esquecer das atividades físicas, que também são importantes na manutenção do peso.

E porque o homem das cavernas não era obeso? Bem, como ele não tinha carro, televisão, computador, cama, sofá, ele corria muito mais que os homens do dia de hoje…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s