Dietas ricas em soja e câncer de mama

A incidência mais baixa de câncer de mama nos paises asiáticos, tem sido relacionada a uma maior ingestão de soja por estas populações. Um estudo holandês, feito na Universidade de Utrecht, tentou jogar alguma luz sobre esta controvérsia, e- em voluntários que estavam ingerindo suplementos a base de soja.

O estudo, realizado com metodologia científica adequada – nem os pacientes, nem os pesquisadores sabiam quem estava ingerindo o suplemento e os pacientes que receberam o suplemento eram escolhidos de maneira aleatória. Os suplementos continham 99 mg de isoflavones e o placebo utilizado foi a proteína do leite, sendo a duração do estudo de um ano.

Duzentos e duas mulheres holandesas na pós-menopausa, com idade entre 60 e 75 foram examinadas. A densidade demográfica diminuiu em ambos os grupos, no entanto, sem diferença significativa entre os grupos de pacientes que estavam usando soja e o o grupo controle.

Este estudo não confirma a idéia de que uma dieta rica em soja diminui a densidade mamográfica e o risco de câncer de mama.

(Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 2008;17(10):2632-8).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s